Paraibano é revelação nacional no Jiu-jitsu

qui, 12/07/2012 - 12:32

Uma coleção invejável para qualquer atleta. São dois títulos nacionais e um europeu em pouco mais de cinco meses. Essas marcas foram conquistadas pelo paraibano Tarcísio Jardim. Os resultados são frutos de  13 anos dedicados ao jiu-jitsu.

No ínicio do ano conquistou medalha de bronze na categoria pesado (até 94 kg) durante o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, realizado em Lisboa, Portugal, no mês de janeiro. Dois meses depois, Tarcísio, que tem 29 anos, consagrou-se vice-campeão na categoria pesado (até 90 kg) do judô, no  Brasileiro Regional da modalidade, realizado na capital paraibana, mesmo tendo no jiu-jitsu o foco de seus treinamentos. “Comecei a praticar o judô para complementar minha atuação no jiu-jitsu, para melhorar minha luta em pé. Acabei sendo o segundo melhor do Nordeste na minha categoria, disputando o título com atletas de vários estados, como Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte”, comentou o paraibano.

Em maio, o faixa-preta de jiu-jitsu conquistou mais uma prata. Desta vez, subiu no pódio do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu realizado no Rio de Janeiro. “Foi o terceiro ano consecutivo que chego a uma final do Brasileiro da modalidade”, informou Tarcísio.

O resultado rendeu ao atleta da equipe Check Mat a classificação para o Mundial de Jiu-Jitsu que aconteceu no início de junho, na Califórnia, Estados Unidos. Após quatro confrontos na competição, o paraibano perdeu sua primeira luta, diante de um catarinense, já nas quartas de finais. Mesmo com a derrota, Tarcísio conseguiu ficar entre os cinco melhores do mundo da categoria pesado.

Os próximos desafios do atleta estão agendados para o mês de setembro, quando encara o Campeonato Brasileiro Geral de Judô e a primeira seletiva para o Word Pró Jiu-Jitsu, ambas a serem realizadas no Rio Grande do Norte, além do Pan Americano de No-Gi (jiu-jitsu sem kimono), que acontece na Califórnia, nos Estados Unidos.











COMENTÁRIOS dos leitores