Seleção exibe uniforme para Jogos sem distintivo da CBF

Comitê Olímpico Internacional proíbe que os atletas usem na Olimpíada uniformes com escudos de federações nacionais

Agência Estadopor Agência Estado sab, 21/07/2012 - 21:02

Muito discretamente, a seleção brasileira apresentou neste sábado (21) uma novidade em sua concentração, na cidade inglesa de Saint Albans. Os jogadores e os integrantes da comissão técnica circularam pelo hotel com uniformes em que a bandeira do Brasil substitui o distintivo da CBF.

Isso porque o Comitê Olímpico Internacional proíbe que os atletas usem na Olimpíada uniformes com escudos de federações nacionais. Apenas o distintivo do Comitê Olímpico de cada país é tolerado, assim como a bandeira e o nome da nação.

Há quatro anos, essa regra do COI provocou enorme confusão. A CBF não queria abrir mão de seu escudo na camisa e só aceitou seguir a regra da entidade que organiza a Olimpíada a poucos dias da estreia da seleção nos Jogos de Pequim. A equipe disputou a competição sem qualquer símbolo no uniforme, com exceção do logotipo da Nike, sua fornecedora de material esportivo.

Por falar em Nike, outro problema enfrentado pela CBF em Pequim foi a disputa entre a empresa norte-americana e a Olympikus, na época patrocinadora do COB. A entidade presidida por Carlos Arthur Nuzman queria que a seleção usasse uniformes com a marca da empresa brasileira, enquanto a CBF não abria mão de exibir o logotipo da Nike. Nessa disputa a turma do futebol levou a melhor. Nos Jogos de Londres, não há qualquer risco de uma nova briga por causa de empresas de material esportivo. Afinal de contas, agora a Nike também é patrocinadora do COB.

COMENTÁRIOS dos leitores