Judoca saudita não poderá lutar com o véu

Wodjan Shahrkhani foi convidada pelo COI para competir nos Jogos Olímpicos

por Nicoly Moreira qui, 26/07/2012 - 14:35
Divulgação A atleta só foi autorizada pelos líderes de seu país se usasse o véu durante as provas Divulgação

A atleta Wodjan Shahrkhani será uma das primeiras mulheres da Arábia Saudita a competir numa Olimpíada, mas não poderá usar o véu durante as lutas, já que a Federação Internacional de Judô (FIJ) proibiu a judoca de usá-lo. Shahrkhani compete na categoria acima de 78kg e estreia contra Melissa Mojica, de Porto Rico, 23ª colocada no ranking olímpico.

Após o sorteio das chaves do torneio da modalidade o presidente da FIJ Marius Vizer afirmou que a organização determinou que que Shahrkhani deveria competir "de acordo com os princípios e o espírito do judô". Outros dirigentes afirmaram ainda que havia uma preocupação com a segurança da atleta, já que o esporte inclui estrangulamentos e disputas de pegada que poderiam ser prejudicados pelo véu.

Wodjan Shahrkhani e Sarah Attar, do atletismo são as únicas atletas que representam a Arábia Saudita nos Jogos. Ambas foram convidadas especiais do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os líderes sauditas haviam permitido que as duas competissem nos Jogos com a condição de que usassem o véu.

COMENTÁRIOS dos leitores