Quinta-feira negativa para velejadores brasileiros
Apenas Jorge Zarif conseguiu uma pequena evolução na classificação geral
Depois do tropeço da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada na Classe Star, o dia seguiu negativo para os brasileiros que velejaram nesta quinta-feira (2), pelos Jogos Olímpicos de Londres. Após a participação de Scheidt e Prada mais três velejadores representaram o Brasil nesta quinta, na Baía de Weymouth.
Ricardo Winicki, o Bimba, obteve apenas as 14ª e 22ª posições pela classe RS:X e acabou perdendo dois lugares na classificação geral. Após seis regatas, o brasileiro ocupa a atual 14ª colocação, com 66 pontos perdidos. O líder da categoria é o holandês Dorian van Rijsselberg, que acumula seis pontos.
Na classe RS:X feminina, outra decepção: Patrícia Freitas obteve seu pior desempenho nas Olimpíadas até agora, em seis etapas disputadas. Nas duas regatas desta quinta, a brasileira conseguiu apenas um 13º e um 17º lugares. Com esses resultados, Patrícia caiu uma colocação na classificação geral e fecha o dia na 14ª posição, com 84 pontos perdidos. A líder é a espanhola Marina Alabau Neira, com 12 pontos.
Quem salvou o dia do Brasil na vela foi Jorge Zarif que, nas duas regatas desta quinta, pela classe Finn, obteve um desempenho positivo e outro negativo. Na primeira vez que foi ao mar, o brasileiro chegou a sua melhor marca nessas olimpíadas: um 11º lugar. No entanto, em seguida, caiu de rendimento e conseguiu apenas o 21º posto.
Com a soma dos resultados, Zarif conseguiu uma pequena evolução na classificação geral. Ele subiu uma posição na tabela, ocupando agora a 19ª colocação, com 121 pontos perdidos.
O líder da categoria Finn é o dinamarquês Jonas Christensen Hogh, que acumula 18 pontos.