Brasil vence Coreia e se garante na final do futebol

Seleção de Mano Menezes aplicou 3x0 em cima dos coreanos e enfrentam o México na grande final

ter, 07/08/2012 - 18:03
Divulgação/London 2012 Coreanos dificultaram o início da partida, mas os brasileiros aproveitaram as chances que tiveram Divulgação/London 2012

Depois de 25 anos, o Brasil volta a disputar uma final nos Jogos Olímpicos. A equipe comandada por Mano Menezes venceu a Coreia do Sul nesta terça-feira (7), no estádio Old Trafford, em Manchester. A seleção canarinho aplicou uma goleada de 3x0 sobre os coreanos. Os gols foram marcados pela atacante Leandro Damião (2) e pelo volante Rômulo. Agora, os brasileiros se preparam para enfrentar o México na grande final, que acontece às 11h (horário de Brasília) do próximo sábado (11).

Já garantido na final do futebol masculino, o Brasil, portanto, já tem mais uma medalha para o seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres.

O JOGO

Como todo jogo decisivo, as duas equipes se mostraram cautelosas no começo da partida. O Brasil estava sem pressa, tocando a bola lentamente e tentando achar espaço na defesa adversária. Com uma formação aberta pelas pontas, a Coreia do Sul apostava nos passes longos, com lançamentos e grandes viradas de jogo. Assim, valorizaram a posse de bola e foram os primeiros na ameaça em abrir o placar.

O jogo compacto da Seleção Brasileira ofereceu espaço aos coreanos, que começaram a gostar do jogo. Tanto que chegaram com perigo três vezes antes dos brasileiros. Nam fez boa jogada dentro da área e, após bate-rebate, a bola parou nos pés de Hyunsung Kim, que escorou para o gol, mas o volante Sandro tirou na hora certa.

Em seguida, após lançamento nas costas da defesa, Ji chegava para cabecear de frente para a barra livre, mas Juan foi quem interceptou desta vez. Aos 15 minutos, Ji fez boa jogada pelo meio e chutou forte. A bola passou raspando a barra brasileira, assustando o goleiro Gabriel. As ameaças dos adversários fizeram o Brasil acordar no jogo.

Com um bom lançamento de Marcelo, Leandro Damião dominou dentro da área e virou chutando, mas o goleiro Lee espalmou e a zaga afastou o perigo. Logo depois, a defesa da Coreia se mostrou nervosa. Após mau recuo da zaga, Lee dividiu com Damião. A bola sobrou para Alex Sandro, que bateu de cobertura. Mas a zaga coreana chegou para evitar o gol.

Aos 22, Sandro recebeu na entrada da área e arriscou o chute. Depois da espalmada do goleiro, Damião pegou pela direita e bateu cruzado, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Dez minutos depois, surgiu o gol do Brasil. Neymar roubou a bola no meio-campo e tocou para Oscar. O meia avançou e encontrou Rômulo que, de primeira, colocou no canto esquerdo do goleiro Lee. Um a zero. Já nos acréscimos, a defesa brasileira vacilou e perdeu a bola. Ji chegou chutando, mas a bola passou por cima.

No segundo tempo, ambas as equipes demonstraram novamente não ter pressa. No entanto, o segundo gol surgiu no primeiro lance de perigo da segunda etapa. Marcelo fez jogada pela esquerda e lançou da linha de fundo para Neymar, que rolou para o meio da área. Bem posicionado, Damião chutou certeiro para o fundo das redes. Dois a zero.

Sete minutos depois, mais um gol do atacante. Neymar driblou a zaga coreana na entrada da área e tocou para Oscar, que tentou devolver para o camisa 11. No entanto, a bola desviou no meio do caminho e, como tivesse sentido o cheiro da chuteira, a bola foi direto para os pés de Damião que, de bico, colocou no canto direito.

Depois, o Brasil só veio ameaçar aos 30 minutos. Neymar fez bela jogada pela esquerda, entrou na área e bateu forte, mas a bola passou por cima do gol coreano. Sem muitas emoções, a partida se desenrolou e terminou com a goleada de 3x0 dos brasileiros, que enfrentam o México na grande final, no próximo sábado (11).

Ficha da partida

Brasil 3x0 Coreia do Sul

Estádio:
Old Trafford (Manchester)

Arbitragem:
Pavel Královec (República Checa)

Assistentes:
Martin Wilczek e Antonin Kordula

Brasil:
Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan (Bruno Uvini) e Marcelo (Hulk); Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes

Coreia do Sul:
Lee; Oh Beom-Seok, Younggwon Kim, Hwang e Yun; Nam, Ki, Ji e BokYung Kim; Hyunsung Kim (Park) e Jacheol Koo (Wooyoung Jung). Técnico: Hong Myung Bo

COMENTÁRIOS dos leitores