Poliana Okimoto abandona prova da maratona aquática
Não foram os patos, como havia pensado, que atrapalharam a brasileira Poliana Okimoto na prova da maratona aquática, realizada na manhã desta quinta-feira (9), nas águas do Hyde Park , em Londres. Foi o frio. Com hipotermia, a atleta desistiu da prova e precisou de atendimento médico depois de nadar mais de 1h20.
Na primeira das seis voltas no circuito montado no Hyde Park, a brasileira estava em 14º lugar, quase seis segundos atrás da líder. Depois de um terço da prova, Poliana caiu uma posição e ficou em 15º. A líder, até então, era a americana Haley Anderson, seguida por Keri-Ann Payne, da Grã-Bretanha, e pela húngara Evan Risztov.
Na quarta volta, ocupando a 20ª colocação, a brasileira não aguentou e desistiu. Fora da água, a paulista desmaiou e recebeu atendimento médico. Mesmo com os termometros marcando 19°C a atleta estava tremendo. "Ela não reagiu bem à baixa temperatura da água. Acreditamos aconteceu a reação que chamamos de ‘choque térmico’, com muito calor fora e a baixa temperatura na água", explicou Igor Souza, chefe da equipe brasileira, que a aproveitou para informar que elá já estava bem. “Não foi nada grave. Ela já recebeu alta, mas não consegue entender como isso aconteceu”, completou.
Numa prova muito disputada, a medalha de ouro ficou com a Eva Risztov da Hungia, que terminou a prova em 1h57m38s2, a prata e o bronze ficaram, respectivamente, com a americana Haley Anderson e a italiana Martina Grimaldi.