Londres acompanha maratona de 24h da tocha

ter, 28/08/2012 - 16:27

Como já havia feito em 1908, 1948 e neste ano nas Olimpíadas, Londres prepara-se para receber, mais uma vez, uma das celebrações mais tradicionais do evento durante os Jogos Paralímpicos: a passagem da tocha olímpica.

Na noite desta terça-feira (28), a tocha chega à capital inglesa, vinda de Stoke Mandeville, vilarejo onde surgiu o esporte paralímpico há cerca de 64 anos, como alternativa para melhorar a vida de feridos na Segunda Guerra Mundial.

O fogo que vai acender a tocha paralímpica em Manderville é proveniente da chama de quatro piras, acesas nos últimos quatro dias, em  Londres, Belfast, Edimburgo e Cardiff, como forma de celebrar a união dos países da Grã-Bretanha.

Escolhidos por uma ONG britânica, a "Aspire Trust", cinco pessoas com diferentes graus de deficiência serão os guardiões da chama olímpica e a levaram até o Estádio de Stratford, Zona Leste de Londres, onde será realizada, às 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (29), a festa de abertura da 14ª paralímpiada da história. Ao lado deles, cerca de 580 pessoas, incluindo atletas, como os brasileiros Clodoaldo Silva, da natação, e Ádria Santos, do atletismo, irão participar da maratona de 140km para que seja acesa a pira paralímpica londrina.

Para que a pontualidade britânica não seja afetada na abertura dos Jogos Paralímpicos, a tocha que chega nesta terça à noite a Londres fará um percurso de 24h ininterruptas pela região de Londres. Com tecnologia para brilhar no escuro, ela poderá ser vista e saudada pelo público durante a madrugada. Já na Zona Central londrina, a chama paralímpica vai visitar pontos como Westminster, Camdem Town e Greenwich, já na manhã desta quarta-feira.

COMENTÁRIOS dos leitores