Murer leva prata e fica sem o título da Diamond League
A brasileira Fabiana Murer ficou com a medalha de prata na etapa de Bruxelas da Diamond League, nesta sexta-feira, ao conseguir a marca de 4,65m na prova do salto com vara da competição realizada na Bélgica. Ela foi superada pela alemã Silke Spiegelburg, que faturou o ouro ao saltar 4,75m. E a segunda posição acabou fazendo Murer perder o título desta temporada da Diamond League justamente para Spiegelburg, que contabilizou 16 pontos ao total e ficou dois à frente da brasileira.
A medalha de bronze desta prova em Bruxelas foi conquistada pela russa Anastasiya Savchenko, com a marca de 4,55m, sendo que ela fechou a temporada na quarta posição no geral, enquanto a cubana Yarisley Silva foi a terceira colocada.
Na prova desta sexta, Murer começou a saltar com o sarrafo posicionado a 4,45 metros do chão, altura que ela superou já na primeira tentativa. Em seguida, ela precisou de dois saltos para superar os 4,55m, fato que se repetiu nos 4,65m. Ela ainda tentou passar os 4,70m, mas fracassou em três tentativas consecutivas.
Com a medalha de prata desta sexta, ela encerrou a sua participação na Diamond League de 2012 com 5 pódios e 14 pontos. Além do segundo lugar em Bruxelas, ela foi ouro em Eugene e Nova York, nos Estados Unidos, e ainda obteve o bronze em Estocolmo, na Suécia, e Birmingham, na Inglaterra.
Vice-campeã da Diamond League, Murer foi uma das principais decepções do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Candidata a brigar pelo ouro, ele sequer conseguiu passar pela fase eliminatória do salto com vara. Na ocasião, chegou a desistir de fazer um salto alegando que as condições desfavoráveis do vento a fizeram temer o risco de se machucar.