No ataque, é Neymar e...

Fred, Pato, Damião. O Brasil sonha com a dupla ideal para Neymar na Copa de 2014

por William Tavares seg, 10/09/2012 - 09:37

Na era Mano Menezes, o ataque brasileiro, assim como os demais setores, já passou por diversas experiências. Tirando Neymar, unanimidade na posição, todos os outros jogadores já viveram seus altos e baixos e nenhum deles conseguiu se firmar completamente entre os titulares. Além do santista, os atacantes convocados para esta série de amistosos foram Leandro Damião, Hulk e Jonas.

Atualmente, o mais cotado para atuar com a camisa 9 brasileira na Copa é Damião, do Internacional. Mesmo não passando por divisões de base, o atacante aprimorou bem os fundamentos ideais para se tornar um goleador. Pela seleção, ele começou devagar, estreando contra a Escócia. Não fez gol, mas agradou o técnico. Em seguida, conseguiu se firmar entre os titulares, mas novamente perdeu espaço no time e ficou fora da Copa América. Os gols pelo Inter convenceram Mano a dar uma nova chance ao colorado. Nas Olimpíadas, ele chegou a ser banco de Alexandre Pato, mas depois voltou entre os 11, vivendo uma gangorra de emoções na seleção brasileira.

Outros dois cotados para a posição nem se quer foram convocados. Logo no início dos trabalhos, Mano apostava no trio santista formado por Ganso, Neymar e André. Os dois primeiros seguiram juntos boa parte das convocações, mas o terceiro caiu no esquecimento. A saída do Santos levou também o brilho do atacante, que não repetiu boa fase jogando fora do País. De volta ao Brasil e no retorno ao Peixe, André sonha em reeditar a parceria com o craque do moicano. Já Fred, que disputou a Copa América, é mais pessimista com relação a um retorno ao time. “ Não penso mais em seleção enquanto o Mano estiver lá”, desabafou o atacante do Fluminense, após não ser mais convocado pelo treinador.

A dupla do Milan, Pato e Robinho, já não tem a mesma confiança dos brasileiros. O primeiro ainda tem o apoio de Mano, que o convocou para as Olimpíadas mesmo com o atacante ainda se recuperando de lesão. Aliás, Pato disputaria os amistosos, caso não fosse...uma outra lesão. Robinho desagradou durante a Copa América e terminou a competição no banco de reservas.

A lista ainda tem Jonas (Valencia), Kléber (Porto), Nilmar (Al Rayann), Diego Tardelli ( Al-Gharafa), Borges (Cruzeiro), Wellington Nem (Fluminense) e pode ter ainda mais. Sem falar naqueles que a torcida brasileira ainda apoia como Luís Fabiano (São Paulo) ou outros que volta e meia aparecem na lista após algumas boas atuações como Ronaldinho Gaúcho. Até lá, o brasileiro se acostuma a dizer que o ataque é Neymar e mais um.

Debutando em Recife

Este será o primeiro jogo de Neymar na capital pernambucana. Neste brasileirão, ele não jogou nem contra o Náutico nem contra o Sport no Recife. Na ocasião que o Peixe pegou o Timbu, o craque santista estava servindo a seleção nas Olimpíadas e no duelo contra o Leão ele se recuperava de uma gripe.

COMENTÁRIOS dos leitores