Mascote da Copa 2014 será apresentado neste domingo
Apesar de não estar confirmado oficialmente, o mascote deverá ser o tatu-bola
No próximo domingo (16), o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014 será apresentado em rede nacional de TV. Apesar de não estar confirmado oficialmente, o mascote deverá ser o tatu-bola.
A ideia partiu da ONG cearense Associação caatinga. Natural do cerrado e da caatinga, essa espécie está na lista vermelha das espécies em risco de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). As principais ameaças ao animal são a caça, a agricultura, a redução dos seu habitat e os assentamentos rurais. De acordo com o secretário-executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro, a ideia é aproveitar essa oportunidade em benefício da biodiversidade da caatinga e do cerrado.
Em nota enviada ao Comitê Organizador Local (COL), A FIFA mostra-se satisfeita com a repercussão que o tema ganhou na imprensa brasileira, mesmo antes do anúncio oficial. “Estamos contentes em ver que a mascote já está começando a encontrar o público em algumas das sedes. Também estamos ansiosos para dar ao povo brasileiro e ao mundo todo a oportunidade de conhecer mais sobre a mascote durante a preparação para o evento de 2014”, diz o texto.
O tatu-bola competia o posto de mascote com a arara, o jacaré, a onça pintada e o saci-pererê.
Histórico
O primeiro mascote foi o leão Willie, na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Depois dele vieram México (1970) - Juanito (menino); Alemanha Ocidental (1974) - Tip e Tap (dois meninos); Argentina (1978) - Gauchito (menino jogador de futebol); Espanha (1982) - Naranjito (laranja); México (1986) - Pique (pimenta); Itália (1990) - Ciao (jogador montado com blocos de armar); EUA (1994) - Striker (cão); França (1998) - Footix (galo); Coreia do Sul/Japão 2002 - Ato, Kaz e Nik (figuras futuristas); Alemanha (2006) - Goleo VI e Pille (leão e bola falante); África do Sul (2010) - Zakumi (leopardo).
Bola da Copa
No início do mês, foi anunciado o resultado da votação pública para a escolha do nome da bola da Copa. Mais de um milhão de pessoas participaram da votação e Brazuca foi o nome escolhido, com 77,8% dos votos.