Vettel fatura pole position e larga na frente no Japão
Atual bicampeão da Fórmula 1, Vettel cravou a marca de 1min30s839
Numa dobradinha da Red Bull, o alemão Sebastian Vettel conquistou neste sábado a pole position do GP do Japão de Fórmula 1. Assim, ele vai largar ao lado do seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, na 15ª etapa da temporada, que acontece neste domingo, a partir das 3 horas (horário de Brasília), no circuito de Suzuka.
Atual bicampeão da Fórmula 1, Vettel cravou a marca de 1min30s839 para conseguir a sua quarta pole position desta temporada. Largando na frente no Japão, o alemão fica numa boa posição para se aproximar ainda mais da liderança do campeonato: está em segundo lugar na classificação do Mundial, com 165 pontos somados.
O líder do campeonato é o espanhol Fernando Alonso, que soma 194 pontos, mas está sofrendo com a performance da sua Ferrari na pista de Suzuka. No treino de classificação deste sábado, ele conseguiu apenas o sexto lugar no grid, com o tempo de 1min32s114, bem longe do pole position Vettel, que desponta como favorito na prova.
Depois da dobradinha da Red Bull, o mais rápido do treino foi o inglês Jenson Button, da McLaren, mas ele perderá cinco posições no grid por causa da troca de câmbio. Com isso, o terceiro lugar na largada fica com o surpreendente japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, para a alegria da torcida local no circuito de Suzuka.
Para os brasileiros, o treino não foi tão bom. Felipe Massa fez apenas o 11º tempo com sua Ferrari, mas vai largar em 10º lugar por causa da punição ao alemão Nico Hulkenberg (Force India). E Bruno Senna viveu situação parecida, saindo na 17ª posição do grid com a Williams após a pena imposta ao alemão Michael Schumacher (Mercedes).
Confira o grid de largada do GP do Japão:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2) Mark Webber (AUS/Red Bull)
3) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
4) Romain Grosjean (FRA/Lotus)
5) Sergio Pérez (MEX/Sauber)
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
7) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
8) Jenson Button (ING/McLaren)
9) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
10) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
11) Paul di Resta (ESC/Force India)
12) Pastor Maldonado (VEN/Williams)
13) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
14) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
15) Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
16) Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
17) Bruno Senna (BRA/Williams)
18) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
19) Timo Glock (ALE/Marussia)
20) Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
21) Charles Pic (FRA/Marussia)
22) Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
23) Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
24) Narain Karthikeyan (IND/Hispania)