Tsonga e Berdych avançam e disputam título na Suécia
Principais candidatos ao título do Torneio de Estocolmo, disputado em quadras rápidas, o francês Jo-Wilfried Tsonga e o checo Tomas Berdych se classificaram para a decisão do ATP 250 sueco, que será disputada no domingo (21). Neste sábado (20), Tsonga, número 7 do mundo, liderava o duelo com Marcos Baghdatis, 33º colocado no ranking da ATP, por 6/4, 4/6 e 5/2, quando o cipriota decidiu abandonar o jogo.
Tsonga permaneceu em quadra por 1 hora e 49 minutos e fez um duelo equilibrado com Baghdatis, mas sobressaiu nos momentos de definição. O francês conseguiu duas quebras de serviço em três oportunidades e o cipriota só converteu um de seis break points. Além disso, Tsonga fez 11 aces, seis a mais do que o seu adversário.
Número 6 do mundo, Berdych superou o espanhol Nicolas Almagro, 12º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em 1 hora e 9 minutos. O checo não teve o seu saque ameaçado e conseguiu três quebras de saque em sete oportunidades. Berdych fez nove aces, três a mais do que Almagro, e venceu 84% dos pontos disputados no seu primeiro serviço contra 71% do espanhol.
O duelo deste domingo será o quarto entre Tsonga e Berdych, sendo o primeiro em uma final. O checo está em vantagem de 2 a 1 no confronto direto e venceu a última partida, disputada neste mês, nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai.