Avançando para estar na Copa das Confederações
Obras da Arena Pernambuco evoluíram e presença na competição tem cenário otimista
Nesta última semana, foi colocado o primeiro módulo da cobertura metálica da Arena Pernambuco. Mais 21 serão colocados até a conclusão da obra. O detalhe pode parecer pequeno a primeira vista, mas demonstra um avanço na construção do palco que sediará partidas da Copa do Mundo 2014. E ao que tudo indica, deve convencer os gestores da Fifa a integrar também o conjunto de estádios que serão usados na Copa das Confederações 2013.
Nos últimos meses, a construção aumentou cerca de 30%, alcançando os 70% de conclusão da obra. A expectativa da Odebrecht Infraestrutura, empresa responsável pela construção, é que até o final do ano o estádio chegue a 85%. O otimismo levou os gestores do local a assinalarem a data inicial para a partida inaugural, marcada para o dia 14 de abril de 2013. Quem quiser acompanhar passo a passo a evolução das obras, pode conferir através da câmera online colocada na construção. O site onde são disponibilizadas as imagens é o www.odebrechtarenas.com.br.
Operação
A colocação do módulo foi concluída em apenas 45 minutos com o auxílio de um guindaste com capacidade para 400 toneladas. Os módulos da cobertura são pré-montados no solo e içados prontos. Com esta estratégia foi possível antecipar os serviços de colocação das telhas, forros e vidros da coberta no solo com maior segurança e rapidez, enquanto a estrutura de concreto de sustentação era concluída. A estrutura importada da Espanha é feita em aço e foi fixada sobre pilares metálicos de sustentação na ala sul da Arena. Ao todo serão 22 módulos que serão montados sobre 68 pilares metálicos apoiados na estrutura de concreto. Quando estiver completa a estrutura terá 20 mil m². A Odebrecht afirma que até o final deste mês todos os pré-moldados já estarão fabricados e estocados no próprio canteiro da obra.
Avanços em números
Em dois meses, a obra avançou 12%, passando de 52% em julho para 64% em setembro, chegando a marca de 70% em outubro. O anel inferior de arquibancadas foi quase que totalmente concluído, deixando apenas espaços estratégicos para a passagem das máquinas no centro do campo, e 50% das arquibancadas superiores já foram montadas, incluindo os degraus de camarotes e os assentos premium.