Inter e Vasco sofrem com pernambucanos e G-4 vira utopia

por William Tavares seg, 05/11/2012 - 10:03

A 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro não teve tantas mudanças na parte de cima da tabela, mas ganhou emoção entre os times que brigam para não serem rebaixados. Bahia venceu a Portuguesa e colocou a Lusa no triste páreo. Lusa e tricolor de aço têm os mesmos 40 pontos, quatro a frente do Sport. Por falar no Leão, vitória incontestável contra o conturbado Vasco, que vê a Libertadores cada vez mais longe, assim como o Inter, que foi goleado pelo Náutico nos Aflitos.

Com o Grêmio, é na raça

Quatro empates seguidos no Brasileirão e o destino levando a um quinto, contra a Ponte. Para piorar, os gaúchos estavam com um a menos. Mas o gol de André Lima aos 45 do 2º tempo garantiu o Grêmio mais próximo da Libertadores. Vitória por 1x0 e terceira colocação com 63 pontos. A macaca, que reclamou e muito da arbitragem no lance do gol, é a 12ª, com 43.

Aplausos unânimes

Santistas e cruzeirenses , isso mesmo, aplaudiram Neymar. O atacante marcou três gols e deu assistência para Felipe Anderson marcar mais um. Um sonoro 4x0 em pleno retorno do Cruzeiro ao Independência, depois da punição sofrida no clássico contra o Atlético-MG. Gols e dancinha são comuns no repertório do Neymar, mas ter seu nome gritado pelo adversário é mais um feito na carreira do craque.

Alívio

Se algum rubro-negro temia uma possível queda do Flamengo a Série B, a vitória por 1x0 contra o Figueirense afastou qualquer perigo. A equipe de gávea é a 10ª, com 44 pontos. O Figueirense praticamente selou sua passagem de volta para a Série B, estacionando nos 29 pontos e na vice-lanterna.

Rebaixado

Era e foi questão de tempo para que o Atlético-GO fosse rebaixado. Neste último domingo (4), o time foi presa fácil contra o Corinthians. Martinez e Guilherme marcaram na vitória por 2x0 dos visitantes. O Timão é o 8º, com 50 pontos. O Dragão é o eterno lanterna, com 23. Restam mais três vagas indesejáveis para a Série B. Uma delas pode ser a do Palmeiras...

Barcos salva, desta vez com os pés

Dois erros de Maurício Ramos poderiam ter causado a derrota do Palmeiras para o Botafogo, mas Barcos, sempre ele, marcou duas vezes e garantiu o empate em 2x2. O resultado foi ruim, visto que Bahia e Sport venceram na rodada. O verdão é o 18º, com 33. O Botafogo, quinto colocado com 51 pontos, também lamentou a igualdade no placar, principalmente porque manteve a distância de oito pontos para o São Paulo, primeiro clube a integrar o G-4.

Gum x Toloi

Os zagureiros roubaram a cena no empate em 1x1 entre São Paulo e Fluminense. Gum recuou fraco demais para Diego Cavalieri. Luis Fabiano aproveitou a bobeira, driblou o goleiro e abriu o placar. Depois, foi a vez de Rafael Tolói proteger mal a bola na linha de fundo. Samuel foi mais esperto e deu o bote certeiro, tocando para Fred empatar a partida. No duelo de lambanças, tudo igual. O tricolor das laranjeiras continua muito próximo do título, chegando aos 73 pontos. Os paulistas ocupam a quarta posição, com 59.

Que coisa feia

Já não bastassem os salários atrasados e o péssimo futebol, uma derrota por 3x0 em São Januário para um clube ameaçado de rebaixamento tirou a paciência até do sempre tranquilo Juninho Pernambucano. De querido a indesejado pela torcida leonina, o jogador fez gesto obsceno para os rubro-negros que o xingavam na saída do jogo. Em campo, um baile do Leão e vitória mais que merecida por 3x0. A rodada só não foi perfeita para o Sport porque o Bahia também venceu, mantendo a distância de quatro pontos entre os nordestinos. O Vasco é o sétimo, com 50 pontos, praticamente dando adeus a Libertadores.

Mais um para a lista

Na luta contra o rebaixamento, o Bahia venceu a Portuguesa fora de casa por 1x0 e de quebra colocou a Lusa no bolo dos times que temem o rebaixamento. Ambos os clubes estão com 50 pontos, mas os paulistas tem saldo de gol melhor, ocupando a 15ª posição, uma acima do tricolor de aço. O gol salvador foi de Souza, após falha do goleiro Dida.

Mudança de planos

Os mineiros não vão admitir, mas após o fracasso fora de casa por 1x0 diante do Coritiba, poucos são os que ainda acreditam no título do Atlético-MG. Na vice-liderança com 64 pontos, o time está nove abaixo do líder Fluminense. O planejamento passar a ser a disputa da Libertadores do ano que vem. No Coxa, vitória que afastou quase por completo o perigo do rebaixamento. O clube é o 10º, com 45 pontos.

Digo aos alvirrubros que fico!

Na bola parada, ele decidiu o jogo. Com dois belos gols de falta e uma assistência no escanteio que culminou na cabeçada de Kieza, Souza foi o nome da partida. No Náutico, a chegada dos 45 pontos e a 11ª posição trouxeram a certeza que um dos objetivos da temporada foi conquistado: a permanência na Série A. O outro, a Sul-Americana, está próximo de se concretizar. Tudo para deixar o técnico Alexandre Gallo, como diria o próprio, feliz que nem “pinto no lixo”. No lado do Internacional, um 3x0 que praticamente jogou por terra as chances do time galgar uma vaga na Libertadores.

COMENTÁRIOS dos leitores