DBAF - Um novo caminho para a arbitragem nacional

A Divisão de Base de Arbitragem de Futebol foi fundada em 2011

por Thiago Augustto seg, 01/04/2013 - 19:41
Cortesia/DBAF Garotos da DBAF reunidos antes dos jogos. Cortesia/DBAF

“Investir nas divisões de base”. Uma das principais regras dos clubes bem sucedidos no futebol mundial agora pode virar a salvação para a evolução da arbitragem nacional. Em meio a tantas polêmicas envolvendo os árbitros brasileiros e escassas ideias para a "evolução da espécie", o ex-árbitro de futebol, Rildo Góis, seguiu o raciocínio de que quanto mais cedo começar melhor e criou a DBAF (Divisão de Base de Árbitros de Futebol) pensando nas futuras gerações dos homens do apito.

A DBAF é um projeto que visa formar jovens valores do apito. Antes mesmo de serem auto-intitulados pelos pais como médicos e advogados, ou até mesmo de sonharem com o comum de se tornarem futuros jogadores de futebol, os garotos da iniciativa podem enxergar um futuro como árbitro e começar logo cedo a se preparar para o ofício.

Essa ideia de “escolinha” de árbitros é inovadora e vem sendo vista com bons olhos por vários estados, devendo se difundir pelo Brasil. “Nosso principal objetivo é formar de fato árbitros aptos para atuar. Nosso projeto ainda não saiu da Bahia, mas já recebemos propostas das Prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo. Espero que em breve tenhamos sedes nesses outros estados, para poder difundir para todo o Brasil esse projeto que é muito importante”, afirmou o idealizador da DBAF, Rildo Góis.

A DBAF foi iniciada na Bahia, visando fomentar em crianças e jovem o desejo pela atuação no ramo da arbitragem. Atualmente o projeto conta com mais de 35 alunos (das mais variadas idades), monitorados por aproximadamente 10 pessoas (comissão técnica), que desde cedo preparam os futuros árbitros, tanto na parte psicológica quanto na física. 

LeiaJá também

Quase prontos: A promessa da DBAF e a de Pernambuco

DBAF é vista com bons olhos para ser implantada em PE

 

"DBAF vem para diminuir de uma vez por todas os erros"

 

DBAF - Um novo caminho para a arbitragem nacional

Como nasce um árbitro de futebol? 

Últimas polêmicas envolvendo a arbitragem de PE 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores