Quase prontos: A promessa da DBAF e a de Pernambuco

por Thiago Augustto ter, 02/04/2013 - 08:20
Cortesia/DBAF Promessa da DBAF, Luanderson Lima (de azul), ao lado do idealizador do projeto, o ex-árbitro Rildo Góes. Cortesia/DBAF

Como é a preparação para se tornar um árbitro de futebol? Os homens que entram em campo fazem parte do espetáculo, mas não podem jogar. Assim como os jogadores, eles precisam de uma preparação dura a cada temporada que se passa. E pior: geralmente são xingados independente do placar final dentro de campo. É a velha máxima de que "a culpa é sempre do árbitro". É uma profissão onde a melhor forma de se destacar é passar despercebido. Mesmo tendo a consciência de todos esses desafios, Luanderson Lima tem 17 anos, é um dos prodígios do projeto de Divisão de Base de Árbitros de Futebol. Apesar da pouca idade, Luanderson já faz parte do quadro de arbitragem da Federação Baiana de Futebol. 

Apesar de ciente de que ainda falta muita estrada para absover os conhecimentos e se tornar um grande profissional, Luanderson já sonha com um espaço nos grandes palcos do futebol. “Eu sempre que na vida é preciso apender a esperar. E vou esperar mais uma vez por outra oportunidade. O sonho de todo árbitro baiano é apitar um Ba-Vi (Bahia x Vitória) e eu espero sim daqui a alguns anos que eu possa apitar um clássico local pelo profissional. Eu já apitei um Ba-Vi de base.  Espero chegar à CBF e quem sabe com a caminhada eu não chegue também à FIFA. Mas um passo de cada vez”, assegurou Luanderson Lima, árbitro da Federação Baiana de Futebol.

Em Pernambuco, Bruno Chaves, de 21 anos, é que assume o papel de uma das grandes promessas do Estado. Filho de Neílson Santos, o seu pai faz parte do quadro de arbitragem local e ele, Bruno, está bem cotado para integrar o grupo de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol. (CBF). “Para mim o sonho de ser árbitro começou desde cedo. Principalmente dentro de casa, tendo como exemplo o meu pai. Desde os 18 anos eu faço parte da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), e hoje em dia, com 21 anos, estou bem cotado para participar do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atualmente ando muito ansioso e ao mesmo tempo muito orgulhoso por conta disso. Espero que essa convocação venha logo. Estou aguardando por ela. “disse Bruno Chaves. 

LeiaJá também

Quase prontos: A promessa da DBAF e a de Pernambuco

DBAF é vista com bons olhos para ser implantada em PE

 

"DBAF vem para diminuir de uma vez por todas os erros"

 

DBAF - Um novo caminho para a arbitragem nacional

Como nasce um árbitro de futebol? 

Últimas polêmicas envolvendo a arbitragem de PE 

COMENTÁRIOS dos leitores