Título do Sport veio com uma campanha incontestável

Leoas venceram todas as 10 partidas que disputaram na competição

por Geraldo de Fraga sab, 06/04/2013 - 12:14
Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo Equipe leonino terminou a competição sem nenhuma derrota. Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo

O título da Liga de Basquete Feminino realmente ficou em boas mãos. A campanha do Sport foi incontestável e inédita. Pela primeira vez na história uma equipe do Nordeste conquistou o troféu da LBF. Foram 10 jogos e 10 vitórias, contando com a primeira fase, semifinal e final.

A campanha perfeita das “Leoas” começou no dia 19 de janeiro, no ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro. O primeiro adversário das pernambucanas foi justamente o time que elas enfrentariam na final. Mesmo favorito ao título, o Americana saiu derrotado pelo time da casa por 66 x 60. Já nessa partida, a torcida do Sport deu exemplo e lotou as arquibancadas. Fator esse que seria um dos diferenciais durante todos os jogos da Liga em Recife.

Porém, após a estreia, o time rubro-negro partiu para três desafios longe da sua torcida. Mas isso não abalou a equipe, que voltou para casa com três vitórias: 69 x 56 contra o Maranhão Basquete; 60 x 44 contra o São José e 81 x 51 contra o Ourinhos.

Foi justamente após esses resultados que o clube pernambucano ganhou status de favorito ao título. Nas volta para casa, o Sport venceu mais duas na Ilha do Retiro: 65 x 58 contra o Santo André e 92 a 51 contra o Guarulhos. Como essa campanha irretocável, o time terminou a primeira fase na liderança e garantiu o direito de se classificar direto para as semifinais.

Na luta por uma vaga na final, o Sport encarou o São José e, mas uma vez, fez bonito. Duas vitórias: 73 x 58 na casa do adversário e 73 a 63, em Recife. Pela primeira vez na história, um clube nordestino estava na final da LBF.

Na decisão do título, um confronto contra o time que foi o adversário na primeira rodada. No primeiro jogo, no interior paulista, o rubro-negro pernambucano sofreu, mas venceu o Americana por 54 x 44. Na partida de volta, ginásio lotado e troféu garantido: 62 x 57 e título inédito para o Nordeste.

COMENTÁRIOS dos leitores