Apesar dos fracassos, Sport pode disputar a Sul-Americana

No total, Leão tem que torcer para 12 times chegarem às oitavas de final da Copa do Brasil

por Gustavo Lucchesi qua, 22/05/2013 - 00:57
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Será que a torcida do Sport ainda acredita numa disputa de Sul-Americana? Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Parece brincadeira, mas não é. Mesmo com a vexatória eliminação para o ABC, na noite desta terça-feira (21), o Sport tem boa chance de disputar a Copa Sul-Americana 2013. Isso por conta da mudança na composição de times e duração da Copa do Brasil (que acabava em julho, mas a partir deste ano vai até novembro). 

Com isso, o torneio continental poderá receber equipes que disputaram a Série B no ano passado e conseguiram o acesso (Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense e Vitória) e até mesmo os rebaixados da Série A 2012, como é o caso do Sport.

A condição é a seguinte: quem garantir vaga para as oitavas de final (4ª fase) da Copa do Brasil perderá automaticamente a sua vaga na Sul-Americana. A regra pode até parecer simples, mas a quantidade de times e competições envolvidas complica um pouco a cabeça do torcedor.   

O Brasil tem direito a oito vagas na Sul-Americana. Neste ano, contará com nove times, pois o São Paulo é obrigado a disputá-la por ser o atual campeão da disputa e consequentemente ficará fora da Copa do Brasil.

Além disso, cinco das seis equipes brasileiras que disputaram a Libertadores deste ano (Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio, Corinthians e Palmeiras) estão fora da Sul-Americana 2013, pois entrarão na Copa do Brasil diretamente nas oitavas de final. O Vasco, quinto colocada no Brasileirão do ano passado, herdou a vaga do São Paulo na competição nacional e também entra nas oitavas, ficando fora do torneio continental.

As oito vagas para a disputa serão por direito preenchidas pelas equipes que terminaram o Brasileirão da 6ª até a 13ª colocação. Caso esses times se classifiquem para as oitavas da Copa do Brasil, os demais clubes (14º, 15º e 16º) vão herdando as vagas respectivamente, em sequência.

Se ainda assim não houver preenchido as vagas da Sul-Americana, os quatro primeiro colocados na Série B do ano passado têm a prioridade, segundo ordenou a CBF. Caso essas equipes também cheguem às oitavas (4ª fase) da Copa do Brasil, os quatro rebaixados da Série A poderão assumir as vagas, com o Sport sendo o primeiro a ter esse direito por ter sido o 17º na classificação geral da Série A 2012.

Confira os times que o Sport precisa torcer para que chegue às oitavas de final (4ª fase) da Copa do Brasil. No total, são 10 times, restando apenas quatro vagas para a disputa continental. Náutico, Bahia, Vitória e Portuguesa foram eliminadas da competição nacional e já estão automaticamente classificados para a Sul-Americana.

Botafogo – Caso elimine o CRB nesta quarta-feira (22), enfrenta Figueirense ou Arapongas-PR na 3ªfase da Copa do Brasil

Santos – Caso elimine o Joinville nesta quarta-feira (22), encara o Crac na 3ª fase da Copa do Brasil.

Cruzeiro – Caso elimine o Resende nesta quarta-feira (22), encara o Atlético/GO na 3ª fase da Copa do Brasil.

Internacional – Vai enfrentar o América/MG na 3ª fase da Copa do Brasil.

Flamengo – Vai enfrentar o Asa na 3ª fase da Copa do Brasil.

Coritiba – Caso elimine o Nacional-AM nesta quarta-feira, encara a Ponte Preta na 3ª fase da Copa do Brasil.

Ponte Preta – Vai enfrentar o vencedor de Coritiba e Nacional-AM na 3ª fase da Copa do Brasil.

Goiás – Vai enfrentar o ABC na 3ª fase da Copa do Brasil.

Criciúma – Vai enfrentar o vencedor de Salgueiro e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil.

Atlético Paranaense – Vai enfrentar o Naviraiense na 3ª fase da Copa do Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores