Náutico goleia Internacional e sai da lanterna

Com gols de Derley, Maikon Leite e Rogério, Timbu venceu o Colorado por 3x0

por Clauber Santana dom, 28/07/2013 - 18:05

A ponta de esperança que o torcedor do Náutico esperava no Campeonato Brasileiro da Série A veio neste domingo (28). Finalmente o Timbu apresentou um bom futebol, que foi coroado com a goleada por 3x0 contra o Internacional, na Arena Pernambuco. Foi o primeiro triunfo alvirrubro na Arena, que se transformou em um verdadeiro caldeirão após os gols de Derley, Maikon Leite e Rogério, todos na etapa complementar.

O resultado tirou o Timbu da lanterna da competição. Agora a equipe de Zé Teodoro tem sete pontos e está na 19º colocação. Enquanto o Internacional caiu para a vice-liderança com 18 pontos. O Náutico só volta jogar daqui a dez dias, contra o Goiás, no Serra Dourada. Já o Colorado terá o Grenal, no próximo domingo, na Arena do Grêmio.

Muita marcação e poucos lances de perigo

Os prognósticos apontavam uma superioridade do Internacional dentro de campo, justificada pelo bom momento e a liderança dos gaúchos. Mas, quando a bola rolou, as previsões não se cumpriram. Pelo menos não na primeira etapa. O Timbu apostou em uma marcação começando do ataque, a partir de Olivera, que não estava tão enfiado na área.

No sistema defensivo, com o zagueiro Luiz Eduardo na lateral esquerda (Eltinho foi vetado), o Náutico ganhou mais poder de marcação. Em contrapartida, perdeu em ofensividade. Até por isso, 30 minutos iniciais foram equilibrados e com poucas chances de gols para as duas equipes.

O lance mais perigoso aconteceu aos 31 minutos. Alan Patrick lançou Forlán, que invadiu a área, passou por Ricardo Berna, mas chutou em cima de William Alves e ganhou o escanteio. Foi justamente neste período em que o futebol alvirrubro caiu. Contudo, o placar não foi alterado.

Três gols para conquistar os três pontos

O início do segundo tempo mostrou que as equipes voltaram para decidir o jogo. Em dez minutos, Rafael Moura pelo Inter e William Alves pelo Náutico ficaram próximos de abrir o placar. Mas só ficaram no quase mesmo. Para ganhar mais velocidade e poder ofensivo, Dunga fez duas substituições. Saíram Rafael Moura e Alan Patrick para as entradas de Caio e Dátolo, respectivamente. Em seguida, Zé Teodoro sacou Olivera, que não atuou bem, e colocou Rogério. 

A forte marcação vista no primeiro tempo não foi repetida. Timbu e Colorado tinham liberdade para chegar ao ataque, porém, faltou capricho na hora de finalizar as jogadas. Capricho esse que veio aos 27 minutos. Peña fez jogada pela direita, tocou para Auremir que achou Derley. O camisa oito do Náutico mandou uma bomba de pé direito e marcou um golaço.

O Internacional teve que partir para cima em busca do empate. Consequentemente, deu brechas na defesa que custou caro. Aos 44, Rogério ganhou a bola no meio-campo, avançou e deixou para Maikon Leite invadir a área e chutar na saída de Muriel. Foi o segundo gol do Náutico. E o terceiro saiu em seguida. Rogério passou pelo goleiro e mesmo desequilibrado mandou para o fundo das redes.

Ficha do jogo

Náutico 3

Ricardo Berna; Auremir, William Alves, Jean Rolt e Luiz Eduardo (João Filipe); Elicarlos, Derley, Peña (Rodrigo Souto) e Tiago Real; Maikon Leite e Olivera (Rogério). Técnico: Zé Teodoro

Internacional 0

Muriel; Ednei, Ronaldo Alves, Juan e Kleber; Willians, Josimar (Mike), Jorge Henrique e Alan Patrick (Dátolo); Diego Forlán e Rafael Moura (Caio). Técnico: Dunga

Local: Arena Pernambuco

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Márcio Gleidson Correia Dias (PA)

Gols: Derley (aos 27 do 2º\T), Maikon Leite (aos 44 do 2º\T) e Rogério (aos 47 do 2º\T)

Cartões amarelos: Derley (Náutico); Kléber (Internacional)

Público e renda: 19.588 \ R$ 517.280,00

COMENTÁRIOS dos leitores