Na Li vence e pegará surpresa canadense na Austrália
Cabeça de chave número 4, Na Li não teve dificuldade para confirmar seu favoritismo diante da italiana Flavia Pennetta nas quartas de final do Aberto da Austrália. Dominante em quadra, a chinesa derrotou a adversária na madrugada desta terça-feira por 2 sets a 0, com duplo 6/2, em pouco mais de uma hora. Agora, ela terá pela frente na semifinal a surpresa da competição, a canadense Eugenie Bouchard, que eliminou a sérvia Ana Ivanovic.
A partida desta terça foi um verdadeiro show de Na Li, que mostrou todo seu repertório de jogadas e não deu chances para a adversária, 28ª cabeça de chave. Uma das principais favoritas desde a eliminação de nomes como Serena Williams e Maria Sharapova, a chinesa mostrou não sentir a pressão e evitou a zebra.
Desde o início foi possível notar que Pennetta não teria vida fácil. Sacando com propriedade e atacando o serviço da adversária, Na Li conseguiu abrir 5 a 0 no primeiro set. Depois, foi só administrar a vantagem e fechar a primeira parcial em 35 minutos. Foram três quebras para a chinesa só na primeira parcial.
Na segunda, Pennetta esboçou uma reação e dificultou um pouco a vida da chinesa. Mas foi só um susto para Na Li, que logo retomou o controle da partida, conseguiu duas quebras e fechou o set ainda mais rapidamente do que o primeiro, em 32 minutos, impondo sua terceira vitória em cinco confrontos contra a italiana.
Depois da classificação de Na Li, foi a vez de Bouchard e Ivanovic brigarem por uma vaga nas semifinais. E a jovem canadense de 19 anos, sensação do torneio, mostrou que não está para brincadeira e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/5 e 6/2, em 2h24min. É a primeira vez que a número 31 do ranking da WTA chega à semifinal de um Grand Slam.
Esta, aliás, é a primeira vez que Bouchard disputa o Aberto da Austrália e logo de cara ela já conseguiu um resultado histórico para seu país, sendo a primeira tenista canadense a alcançar a semifinal de um Grand Slam desde 1984, quando Carling Bassett chegou a esta fase no US Open.
Para alcançar este feito, Bouchard precisou eliminar a veterana Ivanovic, cabeça de chave número 14, que havia se transformado em uma das favoritas depois de despachar Serena Williams. A sérvia até começou melhor, vencendo o primeiro set, mas se abalou com a perda do segundo e foi atropelada no terceiro.
Na madrugada desta terça para quarta-feira (horário de Brasília) serão definidas as outras duas semifinalistas do Aberto da Austrália. Cabeça de chave número 11, a romena Simona Halep enfrentará a eslovaca Dominika Cibulkova, 20ª favorita. Quem passar, pegará a vencedora do duelo entre a número 2 do mundo, a bielo-russa Victoria Azarenka, e a cabeça de chave número 5, a polonesa Agnieszka Radwanska.