Dirigente americano diz que COI deve copiar a Fifa
O presidente do Comitê Olímpico Norte-Americano causou polêmica em entrevista a um jornal especializado em negócios do esporte. Apesar de todos os problemas enfrentados pelo Brasil na organização da Copa do Mundo que começa na quinta e das denúncias de suborno na escolha do Catar como sede do Mundial de 2022, Larry Probst quer que o COI copie a Fifa no modelo de escolha de sedes da Copa.
"Eu gostaria de ver o Conselho Executivo do COI decidir onde os Jogos Olímpicos serão realizados. Eu provavelmente vou ficar em apuros por dizer isso, mas eles são supostamente são as pessoas mais sofisticadas e sofisticadas na liderança, então eu gostaria que o comitê executivo tivesse mais a dizer", afirmou o dirigente, eleito em setembro, em entrevista ao Sport Business Journal.
A sede de uma Copa do Mundo é decidida pelo Comitê Executivo da Fifa, formado, atualmente, por 23 nomes. Já o local a ser realizado uma Olimpíada é escolhido por um número maior de eleitores: 97. OS EUA querem os Jogos Olímpicos de 2024 e têm Boston, Dallas, Los Angeles, San Diego, San Francisco e Washington DC como pré-candidatas.