Reformulado, Náutico chega para estreia na Série B

Timbu foi reforçado com sete jogadores após eliminações na 1ª fase do Pernambucano e do Nordestão

por Clauber Santana sex, 08/05/2015 - 07:46
Lívio Angelim/LeiaJáImagens Lívio Angelim/LeiaJáImagens

O Náutico é uma verdadeira incógnita neste início de Campeonato Brasileiro da Série B. Depois de apostar na base no Estadual e na Copa do Nordeste – em ambos foi eliminado na primeira fase -, o Timbu resolveu investir e contratou 7 reforços. Muitos ainda nem estrearam. Por isso, é difícil apontar qual a perspectiva nesta competição.

Ao menos o discurso é otimista. O técnico Lisca por diversas vezes afirmou que o objetivo do Náutico é brigar pelo acesso e os reforços dariam essa condição ao club­­­e. No planejamento do treinador está iniciar bem a Série B e se manter sempre no grupo dos primeiros colocados. Para isso, é necessário estrear bem diante do Luverdense-MT, na Arena Pernambuco.

DESTAQUE

Pedro Carmona é o destaque, mas também pode ser a grande expectativa do Náutico para a Série B. O meia se recuperou de uma grave lesão no joelho e pouco atuou na temporada. No entanto, em sua reestreia, marcou o gol da vitória diante do Brasília, pela Copa do Brasil, fora de casa. Pelo que fez no Campeonato Pernambucano de 2014, a esperança da torcida é que Carmona seja a referência do time alvirrubro. Qualidade para criar e finalizar o jogador já demonstrou ter. Falta agora ter uma sequência de jogos na Série B e responder à confiança depositada. Contudo, o atleta deve entrar na equipe apenas no decorrer da competição

PONTO FORTE

É no meio-campo que o técnico Lisca tem mais e as melhores opções no elenco. Pensando defensivamente, João Ananias, Marino e William Magrão são as alternativas do comandante alvirrubro. Para a criação, o treinador tem Patrick Vieira, Pedro Carmona, Rogerinho, Hiltinho e Bruno Alves. É a partir deste setor que o Náutico formará a sua postura nas partidas da Série B.

PONTO FRACO

É no ataque que mora a maior preocupação do torcedor alvirrubro. Apesar de Josimar ser o artilheiro do clube na temporada, o jogador não é unanimidade entre a torcida, muito menos titular absoluto. O setor também foi o que menos recebeu reforços para o início da Série B. Apenas Douglas, uma aposta do técnico Lisca, foi contratado. A ideia da diretoria do Timbu é trazer pelo menos dois atacantes durante a Série B e melhorar a parte ofensiva da equipe, que ainda inspira desconfiança.

Formação para a estreia: Após as eliminações na Copa do Nordeste e no Campeonato Pernambucano, o técnico Lisca teve tempo de trabalhar uma nova postura tática. E nos jogos da Copa do Brasil adotou o 4-4-2. A maior diferença desse sistema foi o posicionamento de João Ananias, que deixou de ser o único à frente da defesa e passou mais para o lado esquerdo ao lado de Marino. Os meias atuam pelos lados, enquanto no ataque Josimar é referência e atua com um segundo atacante mais atrás. Nos últimos jogos, a grande arma do Timbu foram as jogadas pelas laterais.

ESCALAÇÃO

 

ELENCO

Goleiros: Júlio César, Bruno e Jefferson

Zagueiros: Danilo Quipapá, Fabiano Eller, Ronaldo Alves, Diego, Flávio, Welton Felipe e Niel

Laterais: Gastón Filgueira, Guilherme, Piauí, David e Joazi

Volantes: João Ananias, Marino, William Magrão, Fillipe Soutto, Gustavo Henrique, Hélder Ribeiro e Anderson Preto

Meias: Hiltinho, Pedro Carmona, Rogerinho, Patrick Vieira, Bruno Alves e Igor Neves

Atacantes: Josimar, Stéfano Yuri, Douglas, Renato, João Paulo e Jefferson Nem

COMENTÁRIOS dos leitores