Nadal estreia com vitória nas duplas em Stuttgart
Espanhol caiu para a 10ª posição do ranking mundial na última segunda-feira
Eliminado por Novak Djokovic nas quartas de final de Roland Garros, onde viu seu reinado no saibro de Paris se encerrar na semana passada, o espanhol Rafael Nadal voltou a jogar nesta terça-feira e estreou com vitória na chave de duplas do Torneio de Stuttgart, na Alemanha. Atuando ao lado do seu compatriota Feliciano López, ele superou o australiano Rameez Junaid e o canadense Adil Shamasdin por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/2.
Com o triunfo obtido na primeira rodada, Nadal e López foram às quartas de final e terão pela frente agora os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. Cabeças de chave número 5, os tenistas sul-americanos estrearam também nesta terça e derrotaram o checo Lukas Rosol e o austríaco Dominic Thiem por duplo 7/6, com duas vitórias por 7/5 no tie-break.
Garantido na segunda rodada nas duplas, Nadal também conheceu nesta terça quem será o seu primeiro adversário na chave de simples do ATP 250 alemão realizado em quadras de grama. Trata-se do experiente cipriota Marcos Baghdatis, que estreou com vitória ao superar o checo Lukas Rosol por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Depois de cair para a 10ª posição do ranking mundial na última segunda-feira, pois não conseguiu defender os pontos como campeão de Roland Garros do ano passado, Nadal é o cabeça de chave número 1 em Stuttgart e usa a competição alemã como preparação para Wimbledon, Grand Slam que será realizado entre 29 de junho e 12 de julho, em Londres.
O dia de disputas em Stuttgart também marcou a volta do veterano alemão Tommy Haas, de 37 anos, que disputou a sua primeira partida em uma ano após se recuperar de uma lesão no ombro, operado em junho de 2014. E o ex-vice-líder do ranking mundial fez bonito ao derrotar o russo Mikhail Kukushkin por 2 sets a 0, com 6/4 e 7/5.
Convidado pela organização, o ídolo local assim se credenciou para encarar na segunda rodada o australiano Bernard Tomic, quinto cabeça de chave, que nesta terça estreou com vitória sobre o alemão Jan-Lennard Struff com parciais de 6/3 e 7/6 (7/5).
Outro australiano que foi à segunda rodada nesta terça foi Samuel Groth, que contou com a desistência do ucraniano Sergiy Stakhovsky quando ganhava o terceiro set por 5/3, após ter perdido a primeira parcial por 6/4 e vencido a segunda por 7/5. Desta forma, ele se credenciou para encarar na próxima fase o espanhol Feliciano López, terceiro cabeça de chave, que assim como Nadal estreia direto na segunda rodada do torneio de simples.
O alemão Matthias Bachinger, por sua vez, se garantiu como primeiro adversário do croata Marin Cilic, segundo cabeça de chave, ao estrear em Stuttgart derrotando o seu compatriota Peter Gojowczyk por duplo 7/5.
O italiano Andreas Seppi, os alemães Alexander Zverev e Mischa Zverev, o austríaco
Andreas Haider-Maurer e o sérvio Viktor Troicki, este o oitavo cabeça de chave, também iniciaram as suas campanhas com vitória na Alemanha nesta terça.