FPF e CBF se reúnem para definição de datas do estadual

Evandro Carvalho quer aumentar número de datas de 13 para 18

por Rodrigo Malveira qua, 30/09/2015 - 10:59
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Evandro junto com presidentes das federações nordestinas deinirá datas dos estaduais no próximos dias 1 e 2 de outubro Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Tentando solucionar o problema de datas para o Campeonato Pernambucano de 2016, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) Evandro Carvalho se reunirá nesta quinta (1º) e sexta (2) com representantes da CBF e demais federações do Nordeste para discutir a possibilidade de aumentá-las. Atualmente, 13 datas estão disponíveis para a realização do estadual, no entanto a FPF almeja que a competição seja realizada em 18.

Com poucas datas disponíveis, Estadual será reajustado

Alguns conceitos de modelo começam a ser discutidos já visando as datas disponíveis. O campeonato pode começar em dezembro como nas edições anteriores, ou ser dividido em grupos ou por pontos corridos. A decisão final de modelo só será conhecida após o conselho arbitral com a participação dos presidentes dos clubes, que ainda não tem data marcada, mas a expectativa é que ocorra ainda na primeira quinzena do mês de outubro.

Copa do NE 2016: grupos de Sport, Santa e Salgueiro

A princípio a CBF reservou 19 datas para os estaduais, mas em virtude da realização do Nordestão na região, essas datas acabaram diminuídas. Nas duas últimas edições o calendário estadual foi estipulado com no mínimo 14 datas. O aumento das datas como pretende a FPF acabaria resultando numa diminuição da pré-temporada dos clubes, já que o estadual não pode chocar com a realização do Campeonato Brasileiro. 

A primeira opção seria a de manter o modelo das edições de 2014 e 2015, e para isso acontecer envolveria mais do que as datas que a CBF irá reservar. “Começar em dezembro é uma opções propostas, mas é um modelo que enfrenta resistência do Bom Senso e do Ministério do Trabalho. Então vamos analisar dentro do nosso limite de datas como podemos ajustar”, disse Evandro Carvalho.

A diminuição de clubes no estadual de 2017 para evitar problemas de datas foi apontada pelo presidente da FPF como uma decisão que não depende apenas da instituição. “A FPF não tem o poder de decidir sobre a diminuição de equipes na disputa. Essa é uma decisão que passa pelos clubes. Todos teriam que entrar em um consenso para que esse número seja reduzido”, afirmou. De acordo com o calendário da CBF, os estaduais só começarão em fevereiro com a pré temporada de 25 dias sendo realizada em janeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores