Pernambucano 2016 é encurtado e tem mudanças na 1ª fase
Etapa classificatória para o Hexagonal do Título será disputada em novo formato
O Conselho Arbitral realizado, nesta terça-feira (6), para definir o modelo de disputa do Campeonato Pernambucano 2016, não alcançou objetivo principal: um consenso entre os clubes participantes. Ainda assim, a reunião chegou a um resultado e teve modificação apenas na primeira fase do torneio, que teve uma redução de 45 dias e vai de 10 a 28 de janeiro.
O Hexagonal do Título (que conta com Santa Cruz, Sport, Náutico e Salgueiro) está mantido no formato das duas últimas edições do Estadual: com seis times em jogos de ida e volta. Começa em 31 de janeiro, será disputado simultaneamente às Copas do Nordeste e do Brasil. Os quatro melhores colocados vão as semifinais e os vencedores disputam a final em 8 de maio.
>> Campeonato Pernambucano 2016 terá 14 datas
A mudança no formato está na fase inicial. Nas últimas edições, as dez equipes intermediárias - que não disputam o Campeonato Brasileiro - se enfrentavam em jogos de ida e volta a partir de dezembro. Porém, sem o programa Todos Com a Nota, os clubes alegaram falta de verba para bancar o time por mais 45 dias.
A fase inicial do Campeonato Pernambucano 2016 terá dois grupos com quatro times. Grupo A: Central, Porto, Atlético Pernambucano e o campeão da Série A2; Grupo B: Serra Talhada, Pesqueira, América e o vice-campeão da Série A2. Os líderes de cada chave avançam para o Hexagonal do Título e, consequentemente, ganham as vagas para a Série D. Os demais disputam o Hexagonal do Rebaixamento.