Paratletas pernambucanos embarcam para competição escolar
Estado será representado por 16 atletas na competição
Nesta segunda-feira (23), a delegação pernambucana que irá participar das Paralímpiadas escolares de 2015 embarcou para Natal, no Rio Grande do Norte. São 16 paratletas com idade entre 12 e 17 anos que vieram dos municípios de Caruaru, Pesqueira, Carpina, Gravatá e Recife. As modalidades que serão disputadas na competição são atletismo, bocha, natação e tênis de mesa. No total serão mais de 700 participantes de 24 estados presentes nos jogos, além do Distrito Federal e de representantes do Reino Unido. Todos conquistaram a vaga por meio da seletiva realizada nos jogos paralímpicos estaduais.
De todos os esportes que serão representados pelos pernambucanos, o que mais contará com competidores será o atletismo. São seis paratletas em busca da conquista das medalhas. Entre os representantes na categoria estão José Ricardo Bezerra, Jeohsah dos Santos, Wagner da Silva, Marcela Cristina, Keila Lima e Kesia Lima. Na bocha quem estará representando Pernambuco serão Andreza Oliveira, Letícia Santos, Rafaelle da Silva, Antônio Apolinário e José Rego. Na natação, Gerson Andra e Olga Regina da Silva são os nomes pernambucanos na competição. No tênis de mesa, Wanderson Monteiro, Lucas Carvalho e Maria Raiane da Silva são três dos maiores nomes da modalidade.
O secretário de esportes, turismo e lazer do estado, Felipe Carreras, comemorou o fato de o esporte paralímpico estar crescendo no estado. “Neste ano, já recebemos e apoiamos o Circuito Paralímpico Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, no Santos Dumont, e o Brasileiro de Vôlei Sentado, no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, concedemos 75 passagens para os paratletas disputarem competições fora do estado, 31% a mais do que no último ano. Realizamos os Jogos Paralímpicos de Pernambuco, com mais de 1,5 mil participantes, e contamos com mais de 25 contemplados nos programas Time PE e Bolsa Atleta”, declarou.