Copa do Brasil terá Remo x Vasco; Papão faz duelo regional

Sorteio dos jogos da primeira fase coloca o Leão frente a frente com a equipe carioca, de Yago Pikachu. Paysandu estreia contra o Independente, de Tucuruí, e Parauapebas encara o Londrina.

seg, 11/01/2016 - 19:09

Os representantes do Pará conheceram na tarde desta segunda-feira (11) os adversários que enfrentarão na primeira fase da Copa do Brasil. O Remo encara o Vasco, em um possível retorno a Belém de Yago Pikachu, ex-bicolor contratado pelo clube carioca. O estreante Parauapebas jogará contra o Londrina, atual campeão paranaense. Enquanto Paysandu e Independente farão confronto regional.

As partidas terão, a princípio, ida e volta. Mas, nas duas primeiras fases, o visitante pode eliminar o segundo confronto caso vença o mandante por mais de gols de diferença. Os primeiros duelos serão disputados no dia 16 de março.

A Copa do Brasil terá três fases durante o primeiro semestre, e dez times se classificam para as oitavas de final, quando se juntarão a Internacional, quinto lugar da Série A em 2015, Corinthians, São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras, campeão da edição anterior – estes últimos representarão o Brasil na Copa Libertadores da América. 

“Damos início hoje à competição mais democrática da Copa do Brasil, que dá chances para o surgimento de novos protagonistas no futebol brasileirão. É a única competição que envolve os 27 Estados no Brasil, com 80 equipes e enfrentamentos que envolverão mais de 1000 atletas”, disse o Coronel Antônio Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo ele, 63 municípios, 19 deles da região Nordeste, disputarão o campeonato, que terá novo patrocinador: a Continental Pneus substituirá a Sadia.

O Remo, em 1991, foi a equipe paraense que chegou mais longe na Copa do Brasil, à época disputada por apenas 32 times. O Leão parou na semifinal da competição contra o Criciúma, do técnico Luiz Felipe Scollari – campeã daquela edição do campeonato.

Em 2015, o Paysandu teve o melhor aproveitamento da história de um clube paraense na competição. Em oito partidas disputadas, foram quatro vitórias, um empate e três derrotas – 54 % de aproveitamento e chegou às oitavas de final da competição, eliminado pelo Fluminense.

Confrontos da primeira fase

Santos-SP x Santos-AP

Rio Branco-AC x Galvez-AC

ABC-RN x Goianésia-GO

América-RN x Gama-DF

Goiás-GO x River-PI

Botafogo-PB x Linense-SP

Ceará-CE x Resende-RJ

Joinville-SC x Comercial-MS

Vasco da Gama x Remo-PA

CRB-AL x Ivinhema-MS

Náutico-PE x Vitória da Conquista-BA

Santa Cruz-PE x Rio Branco-ES

Cruzeiro x Campinense-PB

Londrina-PR x Parauapebas-PA

Vitória-BA x Náutico-RR

Portuguesa x Parnahyba-PI

Coritiba-PR x Guarany-CE

Juventude-RS x Tocantinópolis-TO

Criciúma-SC x Operário-PR

Paysandu-PA x Independente-PA

Atlético-PR x Brasil de Pelotas-RS

Nacional-AM x Dom Bosco-MT

Chapecoense-SC x Princesa do Solimões-AM

Paraná-PR x Estanciano-SE

Flamengo-RJ x Confiança-SE

Fortaleza-CE x Imperatriz-MA

Bahia-BA x Globo-RN

América-MG x Red Bull Brasil-SP

Fluminense-RJ x Tombense-MG

Salgueiro-PE x Ferroviária-SP

Sport-PE x Aparecidense-GO

Atlético-GO x Ypiranga-RS

Figueirense-SC x Lajeadense-RS

Sampaio Corrêa-MA x Internacional-SC

Ponte Preta-SP x Caldense-MG

Asa-AL x Genus-RO

Botafogo-RJ x Coruripe-AL

Cuiabá-MT x Juazeirense-BA

Avaí-SC x Operário-MT

Bragantino-SP x Brasília-DF

Por Mateus Miranda.

COMENTÁRIOS dos leitores