Náutico evolui durante partida e vence América
Após primeiro tempo de muita afobação, alvirrubros bombardeiam meta do Mequinha e asseguram os 100% de aproveitamento no Estadual, com gol do capitão Ronaldo Alves
Expondo patente evolução entre os tempos do confronto, o Náutico venceu o América, por 1x0, nesta segunda-feira (22), na Ilha do Retiro – o mando de campo era do Mequinha, mas, devido às más condições do Estádio Ademir Cunha, o jogo ocorreu no reduto leonino. O gol da vitória alvirrubra foi marcado pelo zagueiro Ronaldo Alves. Agora, Gilmar Dal Pozzo e seus comandados estão ainda mais firmes na liderança do hexagonal do título do Campeonato Pernambucano, com 12 pontos – cinco a mais que o vice-líder Salgueiro – e 100% de aproveitamento nas quatro rodadas disputadas.
Afobado, o Náutico passou os primeiros 45 minutos esbarrando nas próprias precipitações e na organizada marcação do América. O time alvirrubro até que manteve a bola no campo ofensivo durante a maior parte do tempo. Entretanto, faltou, em muitos momentos, o discernimento para saber desacelerar as jogadas e buscar os espaços com mais consciência.
Essa pressa resultou em consecutivos erros nos últimos passes visando às conclusões. Tanto que, antes do intervalo, foram apenas duas finalizações, sem perigo, e um pênalti que Daniel Morais cobrou para defesa de Delone – vale ressaltar que o cobrador oficial, desde o ano passado, era Ronaldo Alves, que vinha convertendo as penalidades.
No retorno dos vestiários, o Náutico deu sinais de que voltaria a expor uma ‘falsa criatividade’ ofensiva. Mas, logo aos três minutos do segundo tempo, o enredo do duelo começou a tomar rumo. Em jogada ensaiada, a bola sobrou para Ronaldo Alves, que estava tento e escorou para o fundo das redes do inspirado Delone.
A partir do tento marcado pelo capitão alvirrubro, o Náutico passou a jogar solto. Nessa evolução do Timbu, cabe observar que o meia Renan Oliveira surgiu como protagonista. O articulador entrou no fim do primeiro tempo, no lugar de Rafael Ratão, que saiu de maca, e alçou o setor ofensivo da equipe com passes refinados.
Com essa ‘cara nova’, o Timbu descontou tudo que deixou de fazer no primeiro tempo. Trabalhou a bola com maior objetividade e assustou Delone em seguidas oportunidades. Foram duas bolas na trave, com Daniel Morais e Thiago Santana, além de um verdadeiro bombardeiro contra a meta do Mequinha. O resultado, no entanto, permaneceu inalterado.
FICHA DO JOGO
AMÉRICA
Delone; Ricardinho, Danilo, Yuri e Da Silva; Glauber, Danyel, Thiago Laranjeira e Alex Gaibu (Carioca); Ewerton Bala e Netto (Dentinho). Técnico: Charles Muniz.
NÁUTICO
Júlio César; Rafael Pereira, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón Filgueira; Elicarlos, Rodrigo Souza, Esquerdinha (Thiago Santana) e Rony; Rafael Ratão (Renan Oliveira) e Daniel Morais. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Competição: Campeonato Pernambucano (hexagonal do título).
Data: 22/02/2016.
Local: Ilha do Retiro (Recife/PE).
Árbitro: Ricardo Jorge.
Assistentes: Fernanda Colombo e Charles Rosas.
Gols: Ronaldo Alves, aos três minutos do 2º tempo (Náutico).
Cartões amarelos: Ewerton Bala (2), Ricardinho e Yuri (América); Esquerdinha e Rodrigo Souza (Náutico).
Cartão vermelho: Ewerton Bala (América).
Público: 2.626.
Renda: R$ 71.920,00.