Paraense garante vitória do Lille e se destaca na França

Luso-brasileiro, Rony Lopes, também chamado de Marcos Lopes, fez o primeiro gol do triunfo do Lille sobre o Reims, pela 29ª rodada do Campeonato Francês

ter, 08/03/2016 - 09:57
Divulgação Rony Lopes: mais um paraense que se destaca na Europa Divulgação

O futebol paraense tem motivos para se orgulhar em relação aos representantes que possui na Europa. Entre os nomes já consolidados como Charles e Lima, mais um tenta deslanchar no velho continente – o meia atacante Rony Lopes, conhecido também como Marcos Lopes. No último dia 5, o jovem meia de 20 anos marcou o primeiro gol na vitória do Lille sobre o Reims por 2 a 0, pela 29ª rodada da Ligue 1, o Campeonato Francês. O triunfo afastou o time da zona de rebaixamento, que agora ocupa 13ª posição na tabela. Foi o segundo gol do paraense na temporada.

Filho de mãe angolana e pai brasileiro, Marcos Paulo Mesquita Lopes nasceu em Belém, mas com 4 anos de idade começou a morar em Portugal com os pais, que procuravam maiores oportunidades de trabalho em terras lusitanas. No país ibérico, passou ser chamado de Rony e iniciou a carreira na equipe do Poiares, em 2004.

Após duas temporadas, o gigante Benfica contratou o paraense. Nas Águais, atuou do sub-13 ao sub-17 e conquistou dois títulos: Nacional Juniores C e Nacional Juniores B. Em 2011, transferiu-se para o Manchester City, da Inglaterra, onde também se destacou nas categorias de base. O desempenho do luso-brasileiro fez com o que o argentino Manuel Pelegrini, treinador da equipe principal dos Cityzens, desse a primeira oportunidade para o jogador atuar como profissional, em 2013. E o paraense correspondeu às expectativas logo na estreia, quando marcou o último gol da vitória do Manchester City sobre o Watford por 3 a 0, pela Fa Cup (Copa da Inglaterra). Á época com 18 anos, tornou-se o jogador mais novo da história do clube ao marcar um gol. Esteve no elenco campeão da liga inglesa e da Capital One (Copa da Liga Inglesa) naquela temporada.  

Apesar do momento, o elenco repleto de estrelas do Cityzens não dava a Rony tantas chances de atuar. Dessa forma, foi emprestado para o Lille com o intuito de ganhar mais experiência. Na França, teve bom desempenho logo na primeira temporada (14/15). Atuou em 27 partidas, marcou três gols e colocou o time na 8° posição da Ligue 1.

O rendimento apresentado por Rony atraiu interesse de outra agremiação francesa, o Mônaco, que comprou o passe do meia atacante por 9 milhões de euros. Lá, jogou apenas duas partidas, antes de ser emprestado novamente ao Lille. Porém o retorno do paraense ficou marcado pela irregularidade física – lesões musculares o afastaram dos gramados por alguns meses. Os números discretos nessa temporada comprovam o período de recuperação que o jovem está passando.

Pela seleção portuguesa, Rony Lopes acumula mais de 60 convocações e diversas participações em torneios internacionais. As mais relevantes do camisa 10 ocorreram na Eurocopa sub-19, em 2014, quando Portugal ficou com o vice-campeonato e na Copa do Mundo sub-20, no ano passado, em que os ibéricos pararam nas quartas de final, contra o Brasil. Inclusive, a Seleção Brasileira sub-20 já mostrou vontade em contar o meia quando o treinador era Alexandre Gallo, mas a identificação europeia parece ser mais forte, e o destino do paraense promete sucesso com camisa de Portugal. 

Por Mateus Miranda.

COMENTÁRIOS dos leitores