Parauapebas e Tapajós caem para a segunda divisão
Pebas e Boto subiram pela primeira vez à elite do Campeonato Paraense na temporada passada. Neste ano, juntos, venceram somente quatro partidas.
Abraço dos afogados. Assim pode ser definido o duelo entre Parauapebas e Tapajós neste domingo, no estádio Rosenão, em Parauapebas, pela última rodada do Campeonato Paraense. A situação do Pebas, penúltimo colocado na classificação geral, era complicada, mas uma simples vitória, somada aos tropeços de São Francisco e Cametá, o salvaria. Enquanto o Tapajós buscava o improvável, porque necessitava dos tropeços de Paysandu, Paragominas e Independente. Os mandantes saíram na frente ao 8 minutos do segundo tempo, com Fininho, e estavam nas semifinais da competição, porém a alegria durou somente quatro minutos. Aos 12, Tsunami empatou para o Boto. Júnior Miranda e Moisés, aos 27 e 37 minutos, respectivamente, viraram o jogo, garantiram o triunfo do Tapajós porm 3 a 1 e o rebaixamento de ambos os times à Segundinha.
Pebas e Boto subiram à elite do Campeonato Paraense em 2015 e tiveram boa participação. O Pebas esteve presente nas semifinais dos dois turnos e foi vice-campeão do primeiro, além de faturado o terceiro lugar na classificação geral da competição – posição que o colocou na Copa Verde de 2016, mas houve mudança no regulamento que tirou o Pebas do torneio. O Tapajós também chegou a avançar às semifinais no ano passado, no primeiro turno. Mas não passou do Independente, que levou a Taça Cidade de Belém.
Nesta temporada, ambos tiveram campanha quase idêntica. Os dois venceram somente duas partidas, empataram duas e perderam cinco. Fizeram somente nove dos 27 pontos disputados – 29,6% de aproveitamento. O Tapajós ficou acima do Parauapebas pelo número de gols marcados, nove contra seis – os dois piores ataques da competição.
Por Mateus Miranda.