ASA surpreende e vence o Remo dentro do Mangueirão

Alagoanos venceram por 1 a 0, gol do atacante Jeferson. Leão continua sem triunfo na Terceira Divisão.

ter, 31/05/2016 - 09:54

Antes da bola rolar, a torcida do Remo ergueu um letreiro nas arquibancadas com a frase “Como em 2005” – em referência ao título da Série C conquistado naquela temporada. No entanto, como mandante, o Leão não começou a competição como naquele ano – com vitória. O ASA superou os azulinos por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (30), no Mangueirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão. O gol do triunfo foi marcado pelo atacante Jeferson, aos 17 minutos do primeiro tempo. O resultado garantiu os três primeiros pontos da equipe de Arapiraca na competição. Enquanto o Remo segue sem vitórias.

Os papéis começaram invertidos no início do jogo. Visitante, o ASA tinha maior posse da bola e trocava mais passes no campo de defesa do Leão, que apostava nos contra-ataques puxados, principalmente, por Eduardo Ramos. Com menos de 15 minutos, os alagoanos forçaram o goleiro Fernando Henrique a fazer duas boas intervenções. O Remo assustou na bola parada, quando Brinner, impedido, subiu sozinho na marca do pênalti e cabeceou a bola para fora. E a eficiência nos passes fez o ASA abrir o marcador. O lateral esquerdo Igor tabelou com o meia Diogo e cruzou para Jefferson aparecer por trás de Max e testar para as redes, aos 17 minutos. A jogada saiu nas costas do lateral direito azulino Murilo, que recebeu muitas vaias no primeiro tempo.

O gol acordou os azulinos, que esboçaram uma pressão no decorrer do primeiro tempo, subiram a marcação, o que dificultava a troca de passes dos alagoanos, e passaram a ganhar boa parte das sobras. Porém, quando chegava próximo à área dos visitantes, o Remo era pouco efetivo ou mostrava ansiedade, evidenciada na quantidade de impedimentos marcados. Outro jogador muito criticado pela torcida pela lentidão na tomada de decisão das jogadas, Allan Dias tentou recorrer às mãos para empatar o jogo para o Leão. Eduardo Ramos cobrou escanteio e o camisa 8 usou a mão direita para empurrar a bola ao gol, bem anulado pela arbitragem.

Assim como no primeiro tempo, o ASA dominou os 15 primeiros minutos da etapa final. Em confusão da defesa azulina, o atacante Jefferson esteve muito próximo de marcar o segundo gol dele na partida, mas o volante Lucas Garcia chegou na hora certa e travou a jogada, que gerou reclamações dos visitantes. Depois foi a vez do Remo reclamar de um possível pênalti, quando lançamento de Eduardo Ramos resvalou no braço de Rayna dentro da área, mas o árbitro deixou o jogo seguir. O Leão continuava carente de criação e forçado a correr muito atrás da bola em virtude das trocas de passes envolventes dos alvinegros, fato que desgastava os azulinos tanto física quanto psicologicamente, pela pressão da torcida nas arquibancadas. Marcelo Veiga mexeu no time e as entradas de João Victor e Silvio melhoraram o desempenho do Remo, principalmente nos minutos finais na partida. Mesmo assim, a primeira chance clara dos azulinos partiu de uma jogada despretensiosa. Eduardo Ramos cruzou de esquerda, a bola passou por tudo mundo e ia entrar direto no gol, se não fosse importante defesa do goleiro Thiago. No escanteio, João Victor deu uma puxeta na bola, que acertou o travessão. E assim o jogo seguiu até o final. O ASA, agora, mais acuado, na espera do apito final, e o Remo no ataque, na base do abafa. Tanto que a última oportunidade do jogo esteve na cabeça de Fernando Henrique, goleiro do Leão, que foi tentar o empate heroico em escanteio aos 49 minutos do segundo tempo, mas a bola saiu pela linha de fundo.

A vitória fez o ASA saltar do sétimo para o terceiro lugar na classificação do campeonato, com quatro pontos. O Remo está em oitavo lugar, com apenas um ponto. Na próxima rodada, os alagoanos recebem o Salgueiro, enquanto os paraenses viajam ao Piauí para enfrentar o River.

A vitória dos alagoanos coroou o desempenho dos visitantes nesta rodada, que venceram três dos cinco jogos disputados. O Remo completou a sétima partida seguida sem vitórias na temporada – são cinco derrotas e dois empates. O último triunfo em partidas oficiais da equipe azulina ocorreu no dia 6 de abril, quando o Leão derrotou o nacional por 1 a 0, pelas quartas de final da Copa Verde, no Mangueirão.

Mais de 14 mil torcedores estiveram presentes no Mangueirão, incentivaram muito o time, no entanto, as vaias ao final do jogo mostraram o grande descontentamento com o resultado.

Ficha técnica:

Remo: Fernando Henrique; Murilo, Brinner, Max e Fabiano; Lucas Garcia, Yuri, Allan Dias (João Victor) e Eduardo Ramos; Fernandinho (Héricles) e Ciro (Silvio). Técnico: Marcelo Veiga.

ASA: Thiago; Junior, Williames José, Rayan e Igor; Jorginho, Diogo (Aurélio), Ramalho e João Paulo; Jeferson (Kessi) e Klenisson (Ivan). Técnico: Jaelson Marcelino.

Público total: 14.439 torcedores. Renda: 237.745,00.

Por Mateus Miranda.

COMENTÁRIOS dos leitores