Conheça o Medellín, adversário do Santa na Sul-Americana

Fundado em 1913, o Independiente já foi semifinalista da Libertadores e move uma legião de apaixonados na Colômbia

por Renato Torres ter, 20/09/2016 - 15:50

Era para ser um momento único para o Santa Cruz. A classificação à fase internacional logo em sua estreia na Copa Sul-Americana colocou o time diante de seu primeiro adversário em um torneio oficial fora do País. Porém, o Tricolor está mal no Campeonato Brasileiro e não terá força total para encarar o Independiente Medellín, que já seria uma pedreira, mesmo contra 100% do time pernambucano.

História

Nascido um ano antes do Santa, em 1914, o Deportivo Independiente Medellín (DIM) já foi campeão em seu país em seis oportunidades: 1955, 1957, 2002-II, 2004-I, 2009-II y 2016-I. Vale salientar que o torneio colombiano é dividido em duas competições, Apertura e Clausura, e cada uma delas tem um campeão. Na atual edição, o time da dança do sol, como é conhecido, venceu no primeiro semestre e está em segundo lugar no Clausura, atrás apenas do Envigado.

Além dos feitos na Liga Águila, como é conhecido o campeonato nacional, o Deportivo tem seis participações na Copa Libertadores da América, incluindo um honroso terceiro lugar em 2003, ao ser eliminado na semifinal pelo Santos. Na sua segunda aparição na Sul-Americana, o time colombiano espera fazer bonito, pois joga pressionado pelos recentes resultados do rival de Medellín. O Atlético Nacional é o atual campeão da América e o maior vencedor de títulos nacionais na Colômbia.

A força da 'hinchada'

Na primeira fase da Copa Sul-Americana, o DIM passou sufoco e quase se complicou contra o Sportivo Luqueño, do Paraguai. Após vencer a primeira partida por 3x0 no estádio Atanasio Girardot, o Independiente perdeu a volta por 2x0 e escapou, por pouco, de uma disputa de pênaltis. Tal resultado só reforça o apoio da torcida como ponto forte do clube de Medellín. No campeonato nacional, a média de torcedores por jogo em casa beira os 33 mil, bem acima dos poucos mais de 10 mil por jogo que estão comparecendo ao Arruda em 2016.

Olho neles

Dentro do elenco campeão do primeiro nacional (Apertura) colombiano deste ano, vale o destaque para dois nomes: O volante Luis Carlos Arias e o atacante Juan Fernando Caicedo. Os dois foram responsáveis diretos pela classificação na primeira fase da Sul-Americana ao marcar um gol cada. Na atual fase do Independiente, foram dois tentos para ambos no torneio Clausura. Podem complicar para a zaga coral.

COMENTÁRIOS dos leitores