Recém-inaugurado, Grito da República segue em obras
Estádio de Olinda não tem refletores e ainda irá passar por uma vistoria oficial, mas é prioridade da nova prefeitura
Foram nove anos até o Estádio Grito da República, em Olinda, receber seu primeiro jogo, um amistoso entre membros da gestão passada da prefeitura e jornalistas da cidade. Porém, a obra, que estava programada para 2012, e foi liberada em 2016, ainda não está concluída e não existe uma data estipulada para a conclusão dos serviços.
Em 2008, quando o projeto começou a sair do papel, a intenção era ter um espaço para que as seleções que viessem a Pernambuco, durante a Copa do Mundo de 2014, pudessem treinar. Uma espécie de Arena auxiliar. Não rolou. A previsão de conclusão, antes fixada para o final de 2012, foi adiada e a obra parou. Quatro anos depois, o Grito da República foi 'inaugurado' com um amistoso festivo. Porém, a praça esportiva não está pronta para receber eventos.
O Portal LeiaJá foi conhecer a nova estrutura e conversou com o novo secretário executivo de esportes de Olinda, Chiquinho, sobre a atual situação do estádio. Confira alguns dos temas abordados na conversa:
O que falta para concluir o projeto?
"Estamos analisando a situação. Somos uma gestão nova e com várias outras situações para resolver. Por isso estamos montando um organograma. Mas, temos a situação dos refletores que o pessoal do jurídico e de obras já está à frente disso. Temos licitação aberta e o dinheiro já está na Caixa Econômica. Há intenção de deixar o estádio pronto o mais breve possível. Tem muito a ser feito ainda".
É uma prioridade da atual gestão?
"Também. Temos um estádio tão bacana na cidade e é preciso utilizar. O Lupércio tem muita atenção com os esportes. Há a intenção de receber jogos dos times da capital e ter o time da cidade aproveitando esse espaço, ter a representação de Olinda no futebol local".
Realização de eventos
"Temos essa intenção também. Não só eventos esportivos. Queremos ter uma estrutura voltada para outras atividades e fornecer um espaço para a população utilizar".
Data para entrega
"Temos esses primeiros 100 dias de governo para passar o panorama de ações. Depois vamos saber como vai ficar a situação. Temos muita vontade de colocar para funcionar, mas não depende só de nós. Então, passado esse período, vamos ter uma noção. A própria Federação Pernambucana de Futebol ainda irá vistoriar para avaliar o que falta para ter condições de jogo".
A primeira impressão do ex-jogador
"Me deu uma impressão muito boa. Fiquei muito satisfeito com a estrutura e o gramado, que é minha maior preocupação. Isso possibilita várias situações, incluindo os clubes que vamos receber, seja para jogar ou treinar".
Como está esse gramado?
"Ainda precisa passar por reparos. Fizemos uma parceria com o Santa Cruz e eles também vão nos ajudar a reforçar o gramado. Eles têm profissionais capacitados que estarão trabalhando para deixar tudo nas melhores condições possíveis para a pré-temporada que será aqui".
LeiaJá também