Com golaço de Renatinho, Campinense bate o Náutico

Timbu deixa o empate escapar nos últimos minutos e chega à terceira derrota consecutiva

por Alexandre Cunha dom, 12/02/2017 - 18:42
Reprodução/Facebook/Campinense Reprodução/Facebook/Campinense

Em jogo truncado, de poucas chances reais de gol e sem tanta criatividade, o Campinense derrotou o Náutico por 2 a 0 nos últimos minutos da partida válida pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Renatinho, ex-Santa Cruz, entrou no segundo tempo e mudou o rumo da partida com um golaço de fora da área. O Timbu até tentou, mas amargou a terceira derrota consecutiva em pouco mais de uma semana.

Morna, a partida demorou para engrenar na primeira etapa. O primeiro lance de mais perigo foi dos donos da casa. Após roubada da bola no meio-campo, Léo Ceará arriscou um belo arremate de fora da área. Tiago Cardoso fez grande defesa. Três minutos depois, foi a vez de Magno também tentar surpreender o goleiro alvirrubro; a bola passou perto do ângulo direito e foi para fora. 

Aos poucos, o time pernambucano foi se impondo e, com a marcação adiantada, começou a ter mais posse de bola. Erick foi um dos destaques: sempre agudo, conseguiu algumas faltas no campo de ataque (não aproveitadas pelo Timbu). Aos 22 minutos, após bola levantada na área em falta, a redonda sobrou para Giovanni. O chute não saiu com força e Glédson encaixou com tranquilidade. A produção das duas equipes caiu e os times saíram de campo, para o intervalo, sob vaias. 

Conhecido da torcida pernambucana, Renatinho sai do banco e brilha

Logo aos dois minutos do primeiro tempo, Léo Ceará sai cara a cara com Tiago Cardoso e vai ao chão. A simulação de pênalti rendeu um cartão amarelo ao atacante rubro-negro que, claramente, tropeça nas próprias pernas. Mas o lance já dava o tom do segundo tempo: domínio do time paraibano sobre o Timbu. 

Aos dez minutos, Jussimar cabeceou, sozinho, para defesa seguda de Tiago Cardoso. Na sequência, o lateral Ronaell fez um chute-cruzamento que assustou a zaga alvirrubra. Léo Ceará, novamente livre de marcação, quase acerta uma assistência para Jussimar, aos 20 minutos. A bola ficou alta demais e o Campinense seguia a frustrar seus torcedores. 

Aos 32 minutos, Renatinho, ex-ídolo do Santa Cruz, substituiu Jussimar. O que já estava difícil para o Náutico ficou pior quando Rodrigo Souza, aos 35 minutos, leva o segundo amarelo e é expulso de campo.

Com a vantagem numérica, o Campinense cresceu ainda mais no jogo e, aos 43 minutos, o lance crucial da partida. Renatinho recebe a bola no lado direito do meio campo, carrega, faz "um-dois" com Maranhão e, de primeira, fuzila o ângulo direito de Tiago Cardoso (seu ex-companheiro no Arruda). Um golaço do novo xodó da torcida paraibana.

Após o baque, o Náutico ainda tentou reagir. Aos 47, Alison - que havia entrado no lugar de Jefferson Nem - quase empata o placar num cabeceio perigoso. Fogo de palha. Como resposta fatal, Léo Ceará recebeu livre, na entrada da área, esperou a decisão de Tiago Cardoso e tirou a bola do goleiro alvirrubro, decretando a vitória por 2 a 0.

O próximo desafio do Náutico é pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Guarani de Juazeiro-CE, no Estádio Romeirão. Por sua vez, o Campinense na quinta, pelo campeonato Paraibano, mais uma vez no EsTádio Amigão, contra o Paraíba.  

FICHA DE JOGO

Copa do Nordeste - 1ª fase - 3ª rodada

Local: Estádio Amigão

Campinense: Glédson; Filipe Ramon, Joécio, Rafael Jensen e Ronnael; Negretti, Magno, Fernando Pires e Jussimar (Renatinho); Léo Ceará e Maranhão (Tiago Orobó). Técnico: Sérgio China.

Náutico: Tiago Cardoso; Joazi, Ewerton Páscoa, Tiago Alves e Giovanni; João Ananias, Rodrigo Souza, Maylson (Jefferson Renan) e Marco Antônio (Adalberto); Erick e Jefferson Nem (Alison). Técnico: Dado Cavalcanti

Arbitragem: Antônio Santos Nunes (PI)

Assistentes: Francisco Nurisman Machado Gaspar (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)

Gols: Renatinho e Léo Ceará (Campinense)

Cartões amarelos: Rafael Jensen, Ronaell, Fernando Pires e Léo Ceará (Campinense); João Ananias (Náutico) 

Cartões vermelhos: Rodrigo Souza (Náutico)

COMENTÁRIOS dos leitores