Guilherme Clezar e Orlando Luz perdem no Brasil Open
Tenistas brasileiros perderam em dois sets os seus jogos no saibro do Clube Pinheiros, palco do ATP 250
Os dois tenistas do País que entraram em quadra nesta segunda-feira (27) pela chave de simples do Brasil Open acabaram sendo eliminados. Foram os casos de Guilherme Clezar e Orlando Luz, que perderam em dois sets os seus jogos no saibro do Clube Pinheiros, palco do ATP 250.
Clezar "furou" o qualifying do Brasil Open no último domingo, mas ofereceu pouca resistência nesta segunda-feira. O número 273 do mundo caiu ao perder para o argentino Guido Pella, o 166º colocado no ranking, por 6/2 e 6/3, em 1 hora e 10 minutos.
O revés manteve a sina de Clezar de nunca ter vencido uma partida de nível ATP - agora são 11 derrotas. Nesta segunda, ele sofreu com o saque de Pella, que disparou dez aces, contra apenas um do brasileiro, e ainda teve aproveitamento de 87% dos pontos disputados no seu primeiro serviço - Clezar ganhou apenas 48% na mesma condição.
No primeiro set, que chegou a ser interrompido pela chuva, Pella converteu break points no terceiro e sétimo games para triunfar por 6/2. O segundo set foi mais equilibrado, com cada um conseguindo uma quebra de saque, até que Clezar não conseguiu sustentar o seu serviço no nono game, fazendo com que Pella triunfasse por 6/3. Agora, o próximo oponente do argentino sairá do confronto entre o compatriota Carlos Berlocq e o brasileiro Thiago Monteiro.
Já Orlando Luz, de apenas 19 anos, caiu no seu primeiro jogo por um torneio da ATP. Considerado uma promessa do tênis brasileiro, o número 544 do mundo até fez um duelo equilibrado com o português Gastão Elias, o 98º colocado no ranking, no segundo set, mas acabou caindo por 6/2 e 7/5, em 1 hora e 22 minutos.
Orlandinho teve três break points no primeiro set, mas desperdiçou todos, enquanto Elias converteu dois de cinco para fechar a parcial em 6/2. No segundo set, o brasileiro e o português foram confirmando os respectivos saques com facilidade até o 11º game.
Foi quando o português teve o seu único break point na parcial e o confirmou, encaminhando a sua vitória assegurada no game seguinte. O português agora será o adversário de estreia do espanhol Albert Ramos-Viñolas, cabeça de chave número 2 do Brasil Open e 24º colocado no ranking.
No outro jogo do dia, o argentino Renzo Olivo venceu o espanhol Iñigo Cervantes por 7/6 e 6/4 e agora vai duelar com o português João Sousa, pelas oitavas de final.
DUPLAS - Antes mesmo da sua estreia, Thomaz Bellucci desistiu de jogar a chave de duplas alegando um desconforto estomacal, preferindo se concentrar na disputa do torneio de simples do Brasil Open - ele seria o parceiro de Thiago Monteiro, que acabou também optando por não atuar.
Assim, os brasileiros foram substituídos por Taro Daniel, do Japão, e Iñigo Cervantes, da Espanha. E eles acabaram sendo batidos por Rogério Dutra Silva e André Sá por 6/3 e 6/4.