Pará recebe o Campeonato Brasileiro de Judô

Competições serão nestes sábado e domingo, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém

sab, 22/04/2017 - 10:32

Começa neste sábado (22) o Campeonato Brasileiro de Judô da Região I, que será disputado pela quarta vez no Pará. A edição de 2017 vai ser no Ginásio Poliesportivo de Marituba, localizado na BR-316. A entrada é franca. As competições se estenderão por todo o dia e vão até domingo (23), quando será a disputa da classe sênior, novidade nessa temporada.

A competição já contava com cinco federações, Amapá (AP), Ceará (CE), Maranhão (MA), Pará (PA) e Piauí (PI), e agora recebeu mais duas para essa edição, Amazonas (AM) e Roraima (RR). No total, 777 atletas vão disputar em 5 classes: Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e a classe Sênior. O Pará tem o maior número de representantes, 151.

Uma das judocas do Estado é Ana Beatriz, da Associação Souza Filho de Artes Marciais (Asfam), que vai representar o Pará com 25 judocas. A atleta tem apenas 17 anos e já conquistou muitas premiações. Só em Campeonatos Brasileiros foram nove primeiras colocações. Também foi convocada para a Seleção Brasileira de base para o circuito mundial na Alemanha, disputado no meio do ano. A Universidade da Amazônia (Unama) é uma das parceiras da Asfam, por meio de alunos de Comunicação Social e Fisioterapia.

Ana Beatriz conta como está a expectativa de disputar na categoria sub-21 e, pela primeira vez, na classe sênior. “Eu venho conquistando esse título desde os meus 10 anos de idade e hoje, aos 17, a expectativa é grande. Justamente por ser meu primeiro ano oficialmente Sub-21, o que me fará também lutar o sênior e eu nunca lutei o sênior. Vou enfrentar atletas com quem eu nunca lutei, mas como eu treinei estou confiante”, disse.

Clívia Sara, que venceu a seletiva de Belém na categoria Sub-18, lutará pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. A judoca tem 17 anos e também é da Asfam. Já conquistou títulos fora da capital paraense. Clívia explica como é a sensação de representar o Estado em um Campeonato Brasileiro. "Eu estou muito nervosa com tudo, mas espero ter uma colocação boa, como qualquer outra da mesma categoria que eu, mas eu quero estar mais preparada do que qualquer uma delas, minha expectativa é lutar com elas e tentar ganhar."

Confira a programação:

SÁBADO - 22/04/2017

9h00 - Solenidade de Abertura

9h30 - Início da classe Sub-21

13h30 - Início da classe Sub-13

15h30 - Início da classe Sub-18

DOMINGO - 23/04/2017

9h30 - Início da classe Sub-15

12h00 - Início da classe Sênior

Texto e fotos da Assessoria de Comunicação da Asfam.



COMENTÁRIOS dos leitores