Jornalistas participam de bate-papo sobre triatlo em Belém

Encontro marca os preparativos para o Amazônia Endurance, evento que ocorre no domingo (25) em Barcarena

por Gabriel Marques sex, 23/06/2017 - 18:09

Troca de conhecimentos entre veteranos e estudantes de Comunicação Social, a importância do esporte e o reconhecimento e visibilidade do triatlo foram alguns dos assuntos debatidos num encontro que reuniu os jornalistas Erik Coser, da revista AllTriNews, e Rafael Farnezi, da MundoTri, na noite da última quinta-feira no auditório da Escola de Governança, em Belém. O evento contou com a presença de estudantes e atletas.

O triatlo é uma modalidade do esporte que reúne natação, ciclismo e corrida. É isso que o público, jornalistas e atletas do Brasil e do mundo verão no domingo (25), no Amazônia Endurance, em Barcarena, cidade do nordeste paraense. A ideia do evento surgiu de uma dificuldade de deslocamento dos atletas locais para competições no sul do Brasil, como conta Magno Macedo, atleta e um dos idealizadores do evento. “O evento surgiu da necessidade haver provas aqui na região da Amazônia e também por eu ser um praticante da modalidade. A ideia surgiu disso, queríamos fazer com que os atletas paraenses não precisassem se deslocar para outros Estados atrás de provas, além de atrair os atletas de outras partes do Brasil, para se desafiarem aqui na Amazônia”, conta.

No bate-papo, o jornalista da revista AllTriNews Erik Coser, amante da modalidade, destacou a importância da visibilidade para esse tipo de esporte e da troca de experiências entre jornalistas que já estão no mercado e estudantes de Comunicação. “O interessante é mostrar a experiência, principalmente na cobertura e na transmissão e nos artigos que a gente escreve sobre um esporte que não é muito conhecido aqui no Brasil, então o bacana disso é essa troca”, destacou. O jornalista ainda acrescentou que, como  o jornalismo esportivo brasileiro é muito focado no futebol, ir na contramão e se especializar em outras modalidades é uma iniciativa interessante, algo que é feito pela AllTriNews. “É interessante mostrar como funciona o mercado e como é a realidade desse esporte”, ressaltou.

Para Rafael Farnezi, da revista MundoTri, o Amazônia Endurance será um grande desafio para os atletas e para o público em geral por causa da novidade da prova na região de Barcarena. ”Uma prova de triatlo em uma região que ainda não foi explorada é extremamente interessante pro esporte em si, tanto pros atletas locais como pros atletas do país inteiro. Acho que vai ser uma grande surpresa pros atletas que estão vindo de fora, porque é uma prova que vai acontecer pela primeira vez”, disse o jornalista.



COMENTÁRIOS dos leitores