Com Lewandowski no ataque, Polônia tenta voltar à Copa
Com 22 pontos e líder do Grupo E das Eliminatórias Europeias, a seleção polonesa pode até empatar o jogo às 13 horas (de Brasília) contra Montenegro, em casa, que estará garantida na Rússia em 2018
Onze anos depois de ter disputado sua última Copa do Mundo, em 2006 na Alemanha, quando foi eliminada ainda na primeira fase, a Polônia pode celebrar neste domingo o seu retorno ao maior torneio do futebol. Com 22 pontos e líder do Grupo E das Eliminatórias Europeias, a seleção polonesa pode até empatar o jogo às 13 horas (de Brasília) contra Montenegro, em casa, que estará garantida na Rússia em 2018.
Matematicamente, a Dinamarca, com 19 pontos, ainda pode alcançar a Polônia, mas os dinamarqueses sabem que deverão encarar a repescagem para sonhar com a Copa do Mundo.
Entre os torcedores poloneses, a maior sensação é mesmo o atacante Robert Lewandowski, que joga no Bayern de Munique. Na última quinta-feira, ele marcou três gols na vitória da seleção sobre a Armênia por 6 a 1 e alcançou os 50 gols pela equipe nacional.
Assim, Lewandowski quebrou o recorde de Wlodzmierz Lubanski, que tinha 48 gols pela Polônia e que jogou ao lado do craque Grzegorz Lato, líder da Polônia nos anos 70, quando a seleção foi campeã olímpica em 1972, terceira lugar na Copa do Mundo de 1974, com direito a uma vitória para cima do Brasil, e ficou com a prata nos Jogos Olímpicos em 1976, perdendo a final para a Alemanha Oriental.
Nos outros dois grupos com jogos neste domingo, o destaque será os confrontos entre Eslovênia x Escócia e entre Eslováquia x Malta, que vão decidir a seleção que irá para a repescagem pelo Grupo F - a Inglaterra está confirmada no Mundial do ano que vem e joga fora de casa contra a Lituânia.
Com 17 pontos, os escoceses jogam por um empate fora de casa contra os eslovenos, que estão com 14 e precisam vencer por uma boa margem de gols e torcer para que Malta tire pontos dos eslovacos - algo bastante improvável, já que em nove jogos a seleção maltesa conquistou apenas 1 ponto.
Por sua vez, a Eslováquia, que deverá golear Malta, torce para a Eslovênia ao menos empatar com a Escócia. Assim, as duas seleções terminariam o grupo com 18 pontos, mas com os eslovacos com uma vitória a mais do que os escoceses - 6 a 5.
Pelo Grupo C, a já classificada Alemanha finaliza a sua participação contra o Azerbaijão. A Irlanda do Norte, que vai para a repescagem, pega a Noruega.