“Desgraça histórica”: jornais alemães lamentam eliminação
Principais veículos do país não esconderam a perplexidade como a primeira eliminação da equipe na história da fase de grupos
A impressionante derrota da Alemanha para a seleção sul-coreana, pelo placar de 2x0, sentenciou a saída da tetracampeã da Copa do Mundo de 2018 e as classificações da Suécia e do México. “É uma desgraça histórica: pela primeira vez na história da Copa do Mundo, a seleção alemã falhou na fase preliminar”, comentou o Der Spiegel, um dos principais veículos de comunicação do país. Outro jornal alemão, o Bild questionou a permanência do técnico à frente da seleção: “Joachim Loew (58 anos) ainda treinador após a embaraçosa Copa do Mundo?”.
Entre a imprensa especializada, o Sport classificou a atuação alemã como “lenta” e “vergonhosa. O argentino Olé chamou a eliminação de “terremoto mundial” e completou “terminou-se uma era que havia começado com Klinsmann em 2006 [..] A Alemanha deixou de ser a maquinaria perfeita”.
"Terremoto mundial", enfatizou argentino Olé. (Reprodução da Internet)
Uma das curiosidades do resultado é o fato de que, desde a Copa de 2010, os campeões são eliminados na primeira fase do campeonato seguinte. Em 2010, a Itália foi eliminada, enquanto em 2014, a Espanha não passou para as oitavas.