Surfista paraense disputa circuito no Rio de Janeiro

Xandinha vai participar de competição nacional de bodyboard na praia de Itacoatiara, em Niterói

qua, 27/06/2018 - 09:36
Divulgação/Caio Motta Xandinha representa o Pará nas ondas da praia de Itacoatiara, em Niterói Divulgação/Caio Motta

A atleta Alexandra Ereiro, mais conhecida como Xandinha, enfrentará nos próximos dias mais um desafio no Rio de Janeiro, nas ondas da praia de Itacoatiara, Niterói, onde será realizada a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard. A surfista vai encarar as ondas, que podem chegar até dois metros de altura neste período, na categoria profissional, ao lado da atual 5° lugar do ranking da Confederação Brasileira de Bodyboard (CBRASB), Nicolle Calheiros. O evento começa nesta quinta-feira (28) e segue até o domingo (1) do próximo mês, e contará com quatro categorias, a profissional, a open, sub 18 e a máster.

A paraense vem somando bons resultados na carreira. A última participação da desportista foi em junho, no Itacoatiara Pro, tradicional etapa do Circuito Mundial, em Niterói. Xandinha conquistou o 5° lugar, também no profissional feminino. "Praticar o esporte não é fácil, é necessária muita dedicação e persistência. Participar desse Circuito é uma forma de treinamento, já que as meninas com que disputei, são as mesmas que irei enfrentar no brasileiro", disse.

Xandinha passou uma temporada na Escola de Bodyboard, na Cidade Maravilhosa, para treinar com o professor Bruno Broos, fundador e instrutor da escola, que atende pessoas de baixa renda na comunidade do Recreio. Em 2006, quando a surfista começou no esporte, procurou apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para se firmar na modalidade. E desde então, já participou de várias competições e conquistou resultados relevantes, se estabelecendo como uma das principais surfistas da Região Norte.

"É muito satisfatória ter atletas representando o estado. Isso mostra todo o nosso potencial também nos esportes radicais. A Xandinha é a prova de que o esporte possui grande força na vida das pessoas", frisa a secretária da Seel, Cláudia Moura.

A competição nacional é composta por quatro etapas, a primeira foi realizada em Santa Catarina, em abril. A terceira e a quarta fase serão no Espírito Santo e Pernambuco, respectivamente, ambos em agosto.

Da assessoria da Seel.

 

COMENTÁRIOS dos leitores