Náutico vence, garante vaga no mata-mata e dorme líder

Timbu bateu ABC por 2 a 0 e garante antecipadamente vaga na fase final

por Alexandre Cunha sab, 04/08/2018 - 18:02
MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A luta em busca do acesso teve mais um capítulo feliz para o Náutico. Neste sábado (4), os torcedores na Arena de Pernambuco assistiram a mais uma vitória dos comandados de Márcio Goiano. Contra a aguerrida equipe do ABC, o timbu foi superior e, com gols de Ortigoza e Luiz Henrique, conseguiu sair com o resultado positivo. 

Com a vitória, o Náutico assume - momentaneamente - a liderança do Grupo A da Série C e garante a classificação para a fase final da competição. Já a equipe potiguar, após a derrota, se afasta do G-4 e corre o risco de ficar de fora do mata-mata do torneio. Dependerá, agora, também dos resultados de seus oponentes.

O JOGO

A equipe alvirrubra foi dominante no começo da partida. Aos 12 minutos, após escanteio, Suéliton pegou uma sobra, mas a bola ficou prensada na zaga do ABC. Na sequência, Luan - que havia sido liberado para jogar, no vestiário - sentiu novamente a lesão na coxa e precisou ser substituído por Matheus Carvalho. Minutos depois, Wallace Pernambucano balançou as redes. O gol, entretanto, foi anulado corretamente, pois o atacante Timbu estava um pouco à frente. 

O ABC só veio acordar aos 30 minutos, quando Henrique cobrou uma falta de longe. No meio do caminho, a bola desviou e explodiu no pé da tarde do goleiro Bruno. A equipe de Natal cresceu em campo e teve a melhor chance do primeiro tempo, aos 39 minutos. Após belíssima enfiada de Marcos Júnir, Arez dominou a bola em frente ao goleiro alvirrubro, mas parece ter perdido o equilíbrio e chutou sem qualquer perigo.

Para a segunda etapa, Rodrigo Rodrigues entrou em campo, no lugar de Leandrão. E ele precisou de 20 segundos para assustar a zaga timbu: em forte chute, o atacante obrigou ótima defesa de Bruno. Em pressão contínua, aos 3 minutos, Higor Leite chutou alto para o meio da grande área e o goleiro Bruno tenta cortar, mas erra o soco. Ao tentar esfriar o jogo, Bruno fez cera na reposição de bola e levou cartão amarelo. Foi o terceiro do arqueiro, que perde a próxima partida. 

O relógio marcava 15 minutos quando o técnico Márcio Goiano sacou Wallace Pernambucano para colocar Ortigoza em campo. Em sequência, o ABC ficou com um homem a menos: Anderson Pedra levou vermelho direto após forte entrada em Dudu. Com mais espaços, o Náutico chegou ao objetivo. Menos de 20 minutos depois de ter entrado no jogo, o paraguaio Ortigoza foi o responsável pelo sorriso no rosto do torcedor alvirrubro. Aos 32, Josa arriscou de fora da área. O goleiro espalmou para frente e, bem posicionado, o atacante fuzilou o gol na Arena de Pernambuco. 

A festa dos 13.405 torcedores presentes ficou ainda maior quando, aos 43, Luiz Henrique recebeu na área e chutou forte, alto, de pé esquerdo, sem chance para Edson. Sacramentava, assim, mais uma vitória para o time pernambucano. Temporariamente líder, o Náutico selou sua participação à fase de mata-mata na série C do Brasileirão. 

Ficha do jogo

Náutico 2

Bruno (Luíz Carlos); Thiago Ennes, Camutanga, Sueliton e Assis; Josa, Jhonnatan e Luiz Henrique; Dudu (Rafael Assis), Robinho e Wallace Pernambucano (Ortigoza). Técnico: Márcio Goiano.

ABC 0

Edson; Arêz, Vinícius, Henrique e Igor; Anderson Pedra, Marcos Júnior (Lauder), Felipe Guedes e Higor Leite; Leandrão (Rodrigo Rodrigues) e Luan (Matheus Carvalho). Técnico: Ranielle Ribeiro.

Local: Arena de Pernambuco. 

Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)

Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS). 

Gols: Ortigoza (33’ 2T), Luiz Henrique (45' 2T)

Cartões amarelos: Marcos Júnior (ABC), Henrique (ABC), Thiago Ennes (NAU), Bruno (NAU), Robinho (NAU)

Cartões vermelhos: Anderson Pedra (ABC)

Público: 13.405 

Renda: R$ 201.835,00

COMENTÁRIOS dos leitores