Sport perde pênalti e leva virada do Ceará

Goleiro do Leão ainda defendeu uma penalidade. Jogo foi válido pela Copa do Nordeste

por Nathan Santos dom, 15/03/2020 - 17:30
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Daniel Paulista, técnico do Sport Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Em jogo de portões fechados como medida da Justiça para evitar a disseminação do coronavírus, o Sport encarou o Ceará, neste domingo (15), pela Copa do Nordeste. No Castelão, o jogo foi marcado por três penalidades. Em resumo, o Sport abriu o placar, mas deu a chance para a equipe cearense virar o confronto para 2x1. Os gols do time alvinegro foram assinados por Baxola e Ricardinho, enquanto o tento leonino foi de Marquinhos. Brocador perdeu uma penalidade.

O jogo

Em investida aos 18 minutos, Hernane Brocador conduziu e teve boas oportunidades de passe, sendo uma delas pela direita para o meia Lucas Mugni. Lento na definição do lance, o centroavante preferiu tocar na esquerda, atrasou o ataque e deu tempo suficiente para a recuperação do Ceará.

O time cearense reagiu com rapidez e provocou a principal chance de gol até então. Rithely vacilou e perdeu a redonda. Luiz Otávio aproveitou, tomou a bola e invadiu a área para chutar rasteiro, acertando a trave direita do goleiro Luan Polli.

Aos 36 minutos, um lindo lance resultou no primeiro tento do confronto. Marquinhos partiu da esquerda em direção à entrada da área, limpou os defensores e bateu no canto direito, abrindo o placar no Castelão.

No final do primeiro tempo, o lateral direito Samuel Xavier, que já defendeu o Leão da Ilha do Retiro, quase empatou o clássico nordestino. Em chute cruzado, o goleiro Luan Polli fez grande defesa, evitando o gol alvinegro.

Segundo tempo

No início da segunda etapa, o Sport controlou bem o confronto. Nos cinco primeiros minutos, a equipe recifense trocou passes com inteligência, chegando a colocar o Ceará “na roda” em alguns instantes.

O controle de bola do Leão, porém, não resultou em gol. O Ceará, por sua vez, resolveu ir para cima dos defensores rubro-negros. Aos 13 minutos, Leandro Carvalho invadiu a área, ganhou na trombada e rolou para Felipe Baxola. Com a meta escancarada, o meia apenas empurrou para o fundo das redes e deixou o placar em 1x1.

Instantes depois, aos 15 minutos, a arbitragem identificou uma penalidade. Leandro Carvalho invadiu a área, tentou driblar Luan Polli e o goleiro do Sport o derrubou. Na cobrança, Baxola bateu e o arqueiro da equipe pernambucana fez uma grande defesa, espalmando para o lado esquerdo.

A resposta pelo lado leonino foi rápida e perigosa. Brocador apareceu livre na área e arrematou por cima. No entanto, no momento da finalização, o atacante levou um carrinho; o juiz cravou o lance como pênalti. Novamente com chance de ficar à frente, Hernane cobrou, acertou o travessão e perdeu a penalidade.

Aos 35 minutos, o centroavante Elton, que entrou na vaga de Hernane, quase fez 2x1. Depois de um crazamento de Sander, o ofensivo testou, mas o arqueiro do Ceará realizou uma grande defesa. Em rápida resposta, o meia Ricardinho bateu de direita e acertou a trave do goleiro Luan Polli.

Já aos 40 minutos, em disputa com Lucas Mugni, Leandro Carvalho caiu na área. O árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro viu um empurrão e marcou pênalti. Ricardinho foi para cobrança, bateu no canto direito e cravou o placar em 2x1 para o Ceará.

Com o resultado, o Sport, no Grupo A, soma nove pontos, na quinta colocação, e agora decidirá sua classificação diante do Confiança. Já o Ceará, no Grupo B, ocupa a quarta posição com 11 pontos.

COMENTÁRIOS dos leitores