Jogos: OMS diz que o Japão faz todos esforços contra Covid
Organização reconheceu, porém, que não existe risco zero de contaminação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira (30) que o Japão está fazendo todo o possível para controlar a covid-19 durante as Olimpíadas de Tóquio, mas reconheceu que não existe risco zero.
As declarações da agência da ONU vêm depois que as autoridades japonesas estenderam a emergência sanitária em Tóquio e aplicaram essas medidas a outras quatro regiões, após registrar um número recorde de casos no país, uma semana após o início dos Jogos.
“O risco zero não existe. Pode haver mais ou menos perigo. Para que haja um risco menor, tentamos fazer o melhor possível”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa remota da sede da agência em Genebra.
O Japão e o Comitê Olímpico Internacional (COI) "estão fazendo todo o possível para minimizar o risco", disse. "Sei que eles estão fazendo o melhor que podem e nós os apoiamos", acrescentou Ghebreyesus, que participou da cerimônia de abertura dos Jogos.
O chefe da OMS também pediu para se inspirar no espírito olímpico de unidade e fraternidade para combater a pandemia até o fim.
O Japão registrou mais de 10 mil casos de coronavírus pela primeira vez na quinta-feira, o que levou as autoridades e especialistas em saúde a alertar sobre o risco representado pela disseminação da variante delta.