Sport tem 78% de chances de cair. Náutico, 0,83% de subir

Estudo da UFMG mostra que alvirrubros e rubro-negros precisam de arrancada final para atingir os improváveis objetivos

por César Lui seg, 04/10/2021 - 12:43
Tiago Caldas/CNC e Anderson Stevens/Sport Hélio dos Anjos e Hernanes Tiago Caldas/CNC e Anderson Stevens/Sport

O estudo permanente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre as estatísticas e probabilidades nas séries A e B do Brasileirão não trazem boas notícias aos torcedores pernambucanos. A luta pelo acesso está cada vez mais difícil para o Náutico. Já o Sport tem enormes chances de cair de divisão.

Segundo o levantamento, o Sport tem apenas 21,3% de chance de escapar do rebaixamento para a série B, enquanto o Náutico, só 0,83% de chance de acesso a elite nacional.

Vitória não mexeu muito na tabela da série A

Mesmo após surpreender o Grêmio nesse domingo (3) e vencer por 2x1, o Sport segue com grandes chances de ser rebaixado à segunda divisão. A probabilidade de cair é de 78,7%, mas o clube segue buscando uma sequência positiva para melhorar os números.

A esperança pode nascer nas próximas rodadas, visto que o rubro-negro terá duas partidas seguidas no Recife, enfrentando já nesta quarta-feira (6) o Juventude e logo depois o Corinthians, no sábado (9).

Gordura acumulada no começo não ajuda mais o Timbu

Tendo disparado no início da competição e batido recordes, o Náutico chegou a ter uma porcentagem de chance de acesso elevada, sendo chamado de “Timbatível” pelos torcedores e admiradores.

Restando apenas 10 partidas, as chances de subir para a primeira divisão são de apenas 0,83%, sendo mais até menos provável que o rebaixamento, com possibilidade estimada em 1,3%.

Com apenas duas vitórias nos últimos 14 jogos, só uma arrancada como a do início do campeonato pode melhorar os números alvirrubros, que precisa tirar uma diferença de dez pontos dos adversários para poder alcançar a elite nacional.

COMENTÁRIOS dos leitores