Neste sábado (2), Ferenc Puskás completaria 95 anos de idade. O futebolista húngaro faleceu em 2006, com 79 anos. Puskás é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e dá o nome ao prêmio de gol mais bonito da FIFA, o prêmio Puskás. O LeiaJá preparou uma matéria sobre o atacante:
Ferenc Purczeld Biró nasceu em Budapeste, capital da Hungria, em 2 de abril de 1927. O atleta ganhou destaque por marcar muitos gols. Pelo seu país, ganhou os Jogos Olímpicos de 1952 e foi vice da Copa do Mundo em 1954. Puskás possui uma das frases mais marcantes de uma copa do mundo, após a final contra a Alemanha, o atacante disse "nós jogamos alegremente, eles disputaram o título".
Apesar de todas as glórias, o início no mundo do futebol foi difícil. O jovem começou aos 16 anos em pequeno clube de Budapeste.Gorducho e baixinho, Puskás não tinha o melhor físico para um atleta, mas tornou-se um grande goleador, o que o fez receber destaque. Ferenc conquistou todos os títulos possíveis do futebol nacional.
Após isso, ele se transferiu para seu segundo e último clube como jogador, o Real Madrid. Em 1958, após muitos problemas políticos na Hungria, Puskás se naturalizou espanhol e se juntou aos Merengues. Mesmo já veterano, o atacante atuou por oito temporadas na Espanha, sendo: Campeão Mundial, Tricampeão da Copa dos Campeões, pentacampeão Espanhol e vencedor da Copa do Rei. Além disso, foi artilheiro do campeonato nacional quatro vezes.
Puskás chegou a defender a Espanha em quatro partidas, uma delas contra o Brasil pela Copa do Mundo de 1962, no Chile, com vitória brasileira por 2 a 1.
O atacante se aposentou aos 40 anos, em 1967. Após isso, se tornou treinador e passou por vários clubes e a seleção húngara. Seu trabalho de maior destaque foi no Panathinaikos, da Grécia, onde foi finalista da Copa dos Campeões de 1971, perdendo a final para o Ajax.
Puskás fez 84 gols em 85 jogos pela Hungria, além de marcar 324 gols em 372 jogos pelo Real Madrid. A dama de goleador correu todo o planeta, sendo considerado o melhor atacante europeu do século passado. Assim, a FIFA decidiu homenagear o atacante batizando o prêmio de gol mais bonito com o nome do jogador. O prêmio já teve como vencedor jogadores como: Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic.