Torcedores do Sport brigam nos arredores da Ilha do Retiro

Vídeos mostram torcedores, alguns uniformizados com camisa da torcida organizada rubro-negra e outros sem camisa, trocando socos e chutes

por Elaine Guimarães seg, 10/10/2022 - 12:31

No último domingo (9), brigas entre torcedores foram registradas antes e após a partida entre Sport e Cruzeiro na 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, realizada na Ilha do Retiro, localizada na Zona Oeste do Recife. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram torcedores, alguns uniformizados com camisa da torcida organizada rubro-negra e outros sem camisa, trocando socos e chutes no estacionamento do estádio.

Embed:

As imagens foram registradas antes da partida, que iniciou às 16h. Em outro registro, feito após o jogo, em que o Sport venceu por 3 a 1, expõe outra confusão envolvendo uma quantidade maior de torcedores usando camisas da organizada. Além disso, é possível ouvir uma explosão, o que causou correiria. Em Pernambuco, torcidas organizadas são proibidas de frequentar estádios.

 

"Não abriram a sede absurdo!!!"



Enquanto isso a poucos metros dali o pau rolava solto na Ilha do Retiro.



O rompimento da Jovem é grave e deverá envolver muitos conflitos pic.twitter.com/JHN76AUCYn

 

Sport se posiciona

Por meio de nota, divulgada nesta segunda-feira (10),o Sport esclarece que a Diretoria Executiva do clube já realizou contato com "as autoridades de segurança pública da Cidade do Recife e do Estado de Pernambuco." Além disso, o time se diz indigado com os episódios ocorridos antes e após a partida.

"O Clube indigna-se com os atos promovidos por uma torcida uniformizada na área externa do Estádio, casa de todos os rubro-negros. Assim, nesta segunda-feira (10), toda a diretoria estará reunida para definir uma série de medidas visando que cenas de violência não voltem mais a acontecer nas dependências do Clube."

O que diz a PM

Através de comunicado, a Policia Militar de Pernambuco informa que policiais foram acionados, no último domiingo (9), para verificar uma agressão envolvendo um grupo de torcedores. "O efetivo foi ao local, mas não encontrou mais a situação informada, tomando conhecimento que um dos envolvidos teria sido agredido e socorrido para a UPA dos Torrões."

Em outro trecho da nota, ressalta-se que o policiamento seguiu "até a unidade médica, onde constatou a entrada de um paciente, socorrido pelo Corpo de Bombeiros, com um ferimento na mão direita, proveniente de um corte de gargalo de garrafa. O mesmo não corria risco de morte."

"Componentes da Torcida foram surpreendidos"

A Torcida Jovem do Sport usou as redes sociais para falar sobre as brigas. Segundo a nota, divulgada pelas redes sociais, monitores e alguns componentes "da Torcida foram surpreendidos por um grupo de mais ou menos 30 pessoas, que se denominam “bonde da oposição ou bonde do major”."

No texto, é salientado que as brigas ocorreram no momento em que alguns participantes da torcida estavam organizando bandeirões, faixas e outros itens a serem levados ao estádio. "O grupo que é encabeçado por (Thyago Mendes, Renatinho, Jonatha Maniaco, Fabinho, Rafa do Pina e Carlão) fez algumas reivindicações que foram atendidas pelo corpo gestor da Torcida, porém ainda não se sentindo satisfeitos, partiram com sentido a Ilha do Retiro para agredir qualquer um que tivesse opinião contrária a sua, inclusive pessoas que possuem história na Torcida, que é o caso de alguns velha guarda".

Na nota, a Torcida Jovem afirma que, por unanimidade, o corpo gestor decidou expulsar os "mentores no acontecido." "Com relação aos demais, o Sport Club do Recife ficará encarregado de reconhecer através das câmeras de segurança para que sejam responsáveis por arcar com os prejuízos causados ao nosso Club."

 

Uma publicação compartilhada por Torcida Jovem do Sport (@jovemsport)

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores