Museu Pelé recebe exposição sobre futebol feminino

Exibição itinerante ganhou módulo sobre jogadoras locais

por Maria Eduarda Veloso qua, 06/12/2023 - 16:54
Divulgação Divulgação

Até o dia 31 de março, está em cartaz a mostra gratuita “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol”, no Museu Pelé, em Santos (SP). A exibição traz a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por lei de  jogar futebol, entre 1941 e 1979 - principalmente na cidade do litoral paulista.

A entrada apresenta o contexto histórico que levou ao decreto-Lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954) proibindo às mulheres “a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Os atores Antônio Fagundes e Patrícia Pillar interpretam em áudio cartas publicadas em jornais de 1940, respectivamente contra e a favor do futebol feminino, representando o debate da opinião pública sobre a questão.  

Os visitantes aprenderão como a modalidade se desenvolveu após a regulamentação, em 1983. Também há uma instalação audiovisual, com frases preconceituosas publicadas pela imprensa e nas redes sociais. Além de algumas das melhores jogadas das atletas femininas brasileiras.

Serviço - Exposição “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol” 

Data: Até 31 de março de 2024

Local: Museu Pelé   

Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, número 1 – Valongo, Santos - São Paulo/SP  

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h30 

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores