Centro do Recife terá ação de prevenção à doença renal

Cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, oferecerão, gratuitamente, testes de urina, aferição de pressão e orientação nutricional, com foco nas crianças

seg, 07/03/2016 - 16:01

Para cada dez brasileiros adultos, um tem algum grau de doença renal e muitas dessas doenças podem ter tido início na infância. Partindo deste cenário, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) - Regional Pernambuco promove, no próximo dia 12 de março, das 9h às 13h, no Parque Treze de Maio, na Boa Vista, um evento comemorativo ao Dia Mundial do Rim.

Com o tema "A Prevenção da Doença Renal Começa na Infância", a ação reunirá cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, que oferecerão gratuitamente testes de urina, aferição de pressão e orientação nutricional, com foco nas crianças. Além disso, serão distribuídos panfletos com orientações sobre diagnósticos e tratamentos das doenças renais.

O evento em alusão ao Dia Mundial do Rim é realizado pela SBN Pernambuco todos os anos e nesta edição traz como diferencial um fórum direcionado aos profissionais de saúde em atenção básica do Recife. O encontro acontecerá, no dia 10 de março, das 14h às 17h, no auditório do Banco Central. “A ideia é orientar os profissionais para que identifiquem entre as crianças possíveis portadores de doença renal e, posteriormente, encaminhem aos especialistas”, afirma a presidente da Regional Pernambuco, Dra. Maria de Fátima Carvalho.

Saúde renal - Manter a saúde dos rins é fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo, e isto se consegue com cuidados simples como a boa alimentação e a ingestão de água regularmente. No entanto, estima-se que há cerca de 1,2 milhão a 1,5 milhão de brasileiros com doença renal crônica, número que poderia ser diminuído com a atenção devida."É muito importante manter a saúde dos rins. A maioria das pessoas quando procuram um nefrologista já estão em quadro crítico, pois os sintomas são silenciosos", explica a Maria de Fátima Carvalho.

De acordo com a médica, a diabetes e a hipertensão estão entre os maiores causadores de doenças renais, sendo que 1 em cada 6 hipertensos deverão desenvolver alguma doença renal crônica caso não tome cuidados específicos. "Por isso o diagnóstico prévio é muito importante, mas ele dificilmente acontece, pois temos uma precária atenção de saúde pública para o diagnóstico de doenças em estágio inicial", completa a médica.

Dicas para prevenir doenças 

- diagnosticar e controlar a diabetes e hipertensão;

- fazer check-up anual;

- ingerir bastante líquido e diminuir a ingestão de sódio;

- controlar peso e taxas de colesterol, triglicerídeos, entre outras.

Principais sintomas

- inchaço;

- anemia;

- sangramento;

- pedra nos rins.

 

Serviço:

Dia Mundial do Rim - 12 de março

De 9h às 13h, na Praça do Derby

Fórum direcionado aos profissionais de saúde em atenção básica do Recife

Dia 10 de março

Das 14h às 17h, no auditório do Banco Central

 

Com informações de assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores