Dólar se enfraquece com avanço de outras moedas

A moeda americana caiu em relação às divisas de países como Canadá, México, Austrália, Chile e Rússia

seg, 07/03/2016 - 20:15
Carlos Severo/ Fotos Públicas A moeda americana também se desvalorizou ante euro e iene, depois que dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) demonstraram uma posição cautelosa em relação ao aumento de juros no país Carlos Severo/ Fotos Públicas

A disparada do petróleo e do minério de ferro na sessão desta segunda-feira, 7, ajudou a impulsionar as moedas de países exportadores de commodities frente ao dólar. A moeda americana também se desvalorizou ante euro e iene, depois que dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) demonstraram uma posição cautelosa em relação ao aumento de juros no país.

Neste fim de tarde, a moeda americana caía em relação às divisas de países como Canadá, México, Austrália, Chile e Rússia, além de Japão e da União Europeia. O dólar era cotado a 113,36 ienes, de 114,04 ienes na sexta-feira, enquanto o euro subia a US$ 1,1012, de US$ 1,0999.

Os preços do petróleo saltaram mais de 5% nesta sessão, com a perspectiva de menor descompasso entre oferta e demanda. Já o minério de ferro disparou quase 20%, reagindo à decisão da China de continuar incentivando o crescimento do país.

A diretora do Fed, Lael Brainard, manteve uma postura cautelosa em discurso em Washington, ressaltando riscos de baixa para a inflação e a atividade econômica nos EUA. O vice-presidente do Fed, Stanley Fischer, por sua vez, disse que o país pode ter períodos mais longos e mais frequentes de taxas de juros perto de zero por causa de mudanças na economia que pressionam a demanda geral. Fonte: Dow Jones Newswires

COMENTÁRIOS dos leitores