Canadá receberá o dobro de refugiados de 2016
O objetivo representa um aumento de aproximadamente 7% no número de admissões com relação ao ano anterior
O governo do Canadá prevê abrigar entre 51.000 e 57.000 refugiados em 2016, o dobro do ano anterior, anunciou nesta terça-feira o ministro da Imigração, John McCallum.
"Nosso plano não só aponta a abrigar refugiados sírios no Canadá durante 2016, mas também a abrir nossas portas a mais refugiados de outras regiões do mundo", disse à imprensa, ao apresentar as propostas que o Canadá fixou para este ano no que diz respeito ao tema da imigração. No total, o Canadá tem como objetivo abrigar entre 280.000 e 305.000 novos residentes permanentes no correr deste ano, disse McCallum.
O objetivo representa um aumento de aproximadamente 7% no número de admissões com relação ao ano anterior. É "a cifra mais alta (...) dos tempos modernos no Canadá", destacou. O país recebeu mais de 26.000 refugiados sírios nos últimos três meses, tal como estava previsto e tinha prometido o premiê Justin Trudeau.
O Partido Liberal de Trudeau tinha se comprometido a receber 25.000 refugiados sírios antes do Natal de 2015, mas teve que adiar o prazo até o fim de fevereiro diante dos desafios logísticos e de segurança que a acolhida implicava.